São Paulo, domingo, 16 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

10 mil alunos zeraram no 2º dia do Enem

MEC afirma que estudantes erraram ao preencher dados do exame, aplicado em novembro; candidatos negam

Há queixas também quanto aos critérios de correção da redação e à demora no sistema de recuperação de senhas

PATRÍCIA GOMES
DE SÃO PAULO

O Ministério da Educação informou ontem que cerca de 10 mil provas do segundo dia do Enem foram anuladas porque os alunos não assinalaram corretamente a versão dos seus exames na folha de respostas. O volume representa 0,3% do total.
Segundo o MEC, os estudantes não marcaram ou assinalaram mais de uma cor (eram quatro, cada uma representando uma versão). A nota do Enem é usada no ingresso ao ensino superior.
Para a pasta, a maioria dos alunos que se queixa da falta da nota está nesse grupo.
Estudantes vêm relatando, desde quinta-feira, que tiveram zeradas as notas de português, matemática e redação. Mas, ao contrário do que diz o ministério, eles garantem que identificaram corretamente a cor da prova.
É o caso de Micael Bispo, 17, que fazia o Enem pela primeira vez. "Lembro bem de ter marcado [a versão do exame]. O pior é foi o dia que eu tinha me saído melhor."
O MEC, no entanto, diz ter conferido a situação de cerca de 200 alunos que haviam reclamado da situação e confirmou o erro dos estudantes.
No primeiro dia do exame, 7 mil alunos zeraram -eles podem ou não estar entre os 10 mil do dia seguinte.
Candidatos têm também discordado da nota da redação. "Geralmente faço bons textos. Mas tirei a mesma nota que meu irmão, que praticamente copiou partes dos textos de apoio", diz Ronalde Batista de Lima Jr., 22.
O MEC não divulga a resposta esperada. Pelo edital, os textos são corrigidos por ao menos dois professores.

ACESSOS
Desde quinta-feira, alunos que esqueceram a senha que dá acesso ao resultado vêm enfrentando problemas para recuperá-la. A demora chegou a sete horas. A dificuldade persistia ontem. O MEC diz que a melhor forma de obter o novo código é por SMS.

Colaborou FÁBIO TAKAHASHI


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Sisu abre hoje inscrição para vagas via Enem
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.