São Paulo, quarta-feira, 16 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REDE PÚBLICA

Professores do Rio entram em greve hoje

da Sucursal do Rio

Os cerca de 100 mil professores e funcionários da rede pública estadual de educação do Rio de Janeiro poderão começar hoje uma greve no Estado.
A paralisação será votada em assembléia a ser realizada pela categoria no início da tarde. Os professores reivindicam, em pauta enviada à Secretaria Estadual de Educação, piso de cinco salários mínimos.
As reivindicações incluem também piso de três salários e meio para os funcionários, com paridade para aposentados e pensionistas, mais investimentos na educação e respeito ao plano de carreira aprovado há dez anos.
O movimento promete, no entanto, se transformar em um ato político. Um dos cinco coordenadores-gerais do Sepe-RJ (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio), Roberto Simões, disse que os educadores poderão exigir a saída do PT do governo do Estado.
"Se decidirmos pela greve, o PT será responsabilizado", disse. "A categoria votou na Benedita da Silva (vice-governadora) e vai exigir dela que ou atenda às reivindicações ou saia do governo."
Outra coordenadora-geral do Sepe, Guilhermina Rocha, disse que essa é uma posição pessoal de Simões. Segundo ela, qualquer teor ideológico da greve será decidido somente nesta manhã.
A Secretaria da Educação não revelou que resposta será dada aos professores.


Texto Anterior: Segurança: Escola volta a usar detector de metal
Próximo Texto: Saúde pública: Justiça obriga governo a tratar autista
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.