São Paulo, quarta-feira, 16 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tática de perueiro faz PM mudar atuação

da Reportagem Local

A eficiência do sistema de comunicação dos perueiros da região do Jabaquara (zona sudoeste) forçou o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) a mudar ontem a forma de operação na blitz em conjunto com a SPTrans.
Os policiais iniciaram a operação como fizeram ontem na zona sul. Fizeram bloqueios em avenidas da região, incluindo áreas próximas a estações de metrô, mas as peruas praticamente desapareceram, avisadas por meio dos rádios PX.
Devido à ineficiência do modo de operação, os policiais se dividiram em dois blocos menores e passaram a fazer uma varredura nas principais avenidas da região, como a Cupecê, Vicente Rao e Armando Arruda Pereira.
Ao final da operação na parte da manhã, cinco lotações haviam sido apreendidas pela SPTrans. Duas delas ainda receberam multas do CPTran por estarem desrespeitando ainda dispositivos do Código Brasileiro de Trânsito.
A escassez de vans era tanta que, na avenida Armando Arruda Pereira, policiais atravessaram a avenida com revólveres em punho e obrigaram um perueiro a parar.
Assim que ele desligou o veículo, abaixaram as armas e o revistaram. A abordagem foi criticada pelos passageiros.
"Se o motorista não parasse, a gente corria risco de ser ferido. A PM deveria rever esse negócio de levantar a arma", disse o professor Roberto Andrade, 32, passageiro da linha clandestina Jabaquara-Jardim São Jorge.
A perua em que estava foi apreendida e ele teve que pegar outra condução. Andrade afirma que toma as lotações por serem mais baratas (cobram R$ 1,00) e porque o transporte público oficial na região é muito ruim.
Segundo policiais que participavam da operação, a forma de abordagem do CPTran vai mudar toda vez que for necessário até para evitar que os bloqueios e os pontos fiscalizados fiquem conhecidos dos perueiros.


Texto Anterior: Guerra urbana: Mais 3 ônibus são incendiados em SP
Próximo Texto: Clima: Chuva mata quatro e inunda casas em Campina Grande
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.