São Paulo, quarta-feira, 16 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tucano muda o nome do prédio da prefeitura

DA REPORTAGEM LOCAL

Há um mês e meio no comando de São Paulo, o prefeito José Serra (PSDB) decidiu mudar o nome do prédio onde fica seu gabinete.
Conhecido popularmente como Banespinha, o edifício, próximo da praça Patriarca e do viaduto do Chá, no centro da cidade, voltou a se chamar Matarazzo.
O local havia ganho o nome de Palácio do Anhangabaú em janeiro do ano passado, quando a então prefeita Marta Suplicy (PT) transferiu seu gabinete para lá, depois de negociar o imóvel com o banco Santander-Banespa.
Segundo Serra, a nova mudança é uma "correção" de algo que tinha "mudado erradamente".
Em decreto publicado ontem do "Diário Oficial" do município, o prefeito argumenta que o resgate do nome original do prédio tem "o intuito de contribuir para a preservação dos marcos históricos" de São Paulo. Afirma ainda que a alteração serve para "o fortalecimento da memória das famílias e cidadãos que se destacaram no desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade".
Com 14 andares e 27.800 metros quadrados de área construída, o edifício Conde Matarazzo foi inaugurado em 1939. Foi erguido para abrigar a sede das Indústrias Reunidas Matarazzo, família do hoje subprefeito da Sé, Andrea Matarazzo. O prédio foi comprado pelo Banespa em 1974.
O projeto inicial foi feito no Escritório Ramos de Azevedo e alterado por Marcelo Piacentini, arquiteto romano e assessor do ditador italiano Benito Mussolini.
O saguão principal do edifício tem 38 m por 35 m, com um pé-direito de 15 m. Na cobertura, há um jardim com mais de cem espécies de plantas.


Texto Anterior: Acordo dá ao prefeito apoio do PMDB na Câmara
Próximo Texto: Efeito Vioxx: EUA vão investigar remédios já à venda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.