São Paulo, sábado, 16 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jovem morre após ser agredido dentro de unidade

CINTHIA RODRIGUES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um adolescente de 15 anos morreu após ser espancado dentro da Fundação Casa de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, anteontem às 20h30. O garoto havia recebido relatório conclusivo de bom comportamento dos técnicos para ser solto, mas o documento ainda não havia sido enviado à Justiça.
Internado por roubo há um ano, o menino foi linchado pelos colegas com quem convivia. Entre os agressores reconhecidos por funcionários e outros internos, havia 6 adolescentes de 15 anos, 2 de 16 anos e um de 18 anos.
Funcionários dizem acreditar que os colegas tenham desconfiado de que ele houvesse denunciado outros infratores ou criminosos. Segundo o Sintraemfa (sindicato dos funcionários da Fundação Casa), o complexo está sob controle da facção criminosa PCC. "A gente entra lá e eles gritam boa. Isso, na gíria deles, quer dizer que a unidade está boa para o PCC", afirma o vice-presidente do sindicato, Julio Alves.
Um dos funcionários da unidade diz que gravou os adolescentes repetindo juntos frases de apoio a facção criminosa -o ritual seria diário. O vídeo foi tomado pelos próprios infratores.
A Fundação Casa confirmou por meio da assessoria de imprensa que técnicos haviam "firmado convicção de que o interno tinha bom comportamento e podia ser liberado". O relatório final estaria em fase de conclusão e seria entregue à Justiça na segunda-feira.
Uma sindicância para apurar as circunstâncias do espancamento foi aberta. A Fundação Casa de Franco da Rocha tem três unidades. Na 21, onde aconteceu o linchamento, havia 80 adolescentes, capacidade máxima do local.
No momento das agressões havia seis monitores de plantão. Um deles chegou a socorrer o garoto, que morreu antes de chegar ao hospital. A polícia de Franco da Rocha também apura o caso.


Texto Anterior: No interior, apreensão de jovens subiu 13,9%
Próximo Texto: Barretos terá centro de prevenção ao câncer
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.