São Paulo, segunda-feira, 16 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Clínica gerava crianças com DNA diferente de um dos pais

Três casos foram revelados em reportagem de revista

DE SÃO PAULO

A clínica do médico Roger Abdelmassih, considerado o maior especialista em reprodução humana do Brasil, gerava filhos que não tinham material genético apenas de seus pais, segundo reportagem publicada na revista "Época" desta semana.
Entre as práticas estavam o "turbinamento" e a venda de óvulos, ambas proibidas porque usam material genético de outras mulheres sem que elas soubessem disso.
Promotores que investigam o caso suspeitam que parte das cerca de 7.500 crianças nascidas com a assistência do médico, que está foragido, não tenham o DNA somente de seus pais.
De acordo com a "Época", três casais já descobriram, após exames de DNA, que os filhos gerados na clínica têm material genético de outras pessoas. Os casos constam da investigação do Ministério Público e da Polícia Civil.
Condenado a 278 anos de prisão por ter estuprado ou violentado 37 mulheres -pacientes e funcionárias de sua clínica- de 1995 a 2008, e com o registro profissional cassado, Abdelmassih, 67, é procurado desde janeiro.
A polícia suspeita que ele tenha fugido para o Líbano, país que não tem acordo de extradição com o Brasil, depois de passagem pelo Uruguai, onde teria conseguido um passaporte falso.
As primeiras suspeitas foram reveladas pela Folha em 2009. Desde então, uma série de mulheres procurou o Ministério Público a fim de relatar supostos abusos, que Abdelmassih sempre negou.
De acordo com a "Época", entre os responsáveis pelas irregularidades na clínica da av. Brasil, área nobre de São Paulo, estavam os geneticistas de origem russa Alexandre e Irina Kerkis.
A empresa deles foi contratada por Abdelmassih para desenvolver pesquisas genéticas. O principal denunciante das irregularidade é o engenheiro químico Paulo Henrique Ferraz Bastos, que trava uma disputa jurídica com os geneticistas, de quem foi sócio na empresa.


Texto Anterior: Paulo Edgar Almeida Resende (1933-2011): Do consultório às salas da PUC
Próximo Texto: Justiça: Laudo aponta que assassino de Glauco é esquizofrênico
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.