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Polícia divulga novas imagens da Pinacoteca
Cenas mostram com clareza a ação dos três criminosos que levaram quatro obras do museu na última quinta-feira
Enquanto um deles distraiu os monitores da sala ao lado, outros dois pegaram os quadros; uma funcionária os flagrou durante o roubo
MARIANA POLI
DO "AGORA"
A polícia divulgou na manhã
de ontem novas imagens do
roubo de quadros da Estação
Pinacoteca, uma extensão da
Pinacoteca de São Paulo, na
Luz (região central). Por meio
das cenas é possível acompanhar com clareza a ação dos
bandidos, que levaram quatro
obras do museu na última
quinta-feira.
As imagens mostram os homens entrando na Estação Pinacoteca como visitantes, roubando as obras e deixando o local tranqüilamente, com duas
grandes sacolas. Como estavam
em três, os bandidos agiram separadamente para não levantar
nenhuma suspeita.
Após comprarem os ingressos, eles subiram pelos elevadores até o andar em que estavam os quadros.
Por meio das imagens, é possível entender a estratégia dos
ladrões, que não usavam máscaras. A função do homem de
boné e óculos escuros era distrair os funcionários. Assim, ele
passou os cerca de dez minutos
nos quais a ação se desenrolou
pedindo informações aos monitores da sala ao lado de onde
estavam as obras alvo do roubo
-"Mulheres na Janela" (1926),
de Di Cavalcanti, "Casal"
(1919), de Lasar Segall, "O Pintor e Seu Modelo" (1963) e "Minotauro, Bebedor e Mulheres"
(1933), ambas de Pablo Picasso.
As obras haviam sido emprestadas ao museu pela Fundação
José e Paulina Nemirovsky.
Enquanto isso, os outros dois
ladrões agiram. As imagens
mostram o homem de blusa
branca e o homem de camisa
azul entrando na sala de exposição, fazendo anotações e
olhando os quadros. Minutos
depois, um deles começa a desparafusar uma das obras da parede. Neste momento, chega
uma funcionária do museu.
O homem de camisa azul diz
alguma coisa para ela, enquanto o de blusa branca aparentemente mostra uma arma. Atônita, a monitora não reage.
Nervoso, o homem de blusa
branca pede que ela se dirija para um canto da sala. Ela obedece. Os dois pegam os quadros e
os colocam em duas sacolas de
lona branca.
O homem de camisa branca
fica na espreita para que o comparsa possa sair da sala de exposição sem ser notado.
No andar de baixo, o homem
de boné distrai o segurança e o
leva para fora da Estação Pinacoteca. Nesse momento, os dois
homens deixam o museu carregando as sacolas. O segurança
volta, cruza com eles, e não nota nada de estranho.
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