São Paulo, terça-feira, 16 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRT revoga decisão favorável a sindicalista

TALITA BEDINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Justiça do Trabalho mandou ontem de manhã a USP readmitir o funcionário Claudionor Brandão, 52. No entanto, a decisão, de primeira instância, foi revogada à tarde pelo Tribunal Regional do Trabalho.
A readmissão de Brandão é uma das principais reivindicações dos funcionários, que estão em greve desde 5 de maio.
Brandão é diretor do Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da USP) e foi demitido em dezembro por justa causa acusado, diz ele, de "ter invadido uma biblioteca, ameaçado as pessoas e colocado em risco o acervo", durante greve de 2005.
A punição acabou em demissão, pois ele já havia sido suspenso por outro processo administrativo, de 2006.
O advogado de Brandão, Luis Carlos Moro, diz que a demissão foi irregular, já que ele é dirigente sindical e só poderia ser mandado embora após processo na Justiça do Trabalho, e não por meio de sindicância interna. A reitoria não comentou as alegações de Moro. A USP alega proibição legal para não divulgar os motivos da demissão.
O mandado de reintegração fora concedido pela 26ª Vara da Justiça do Trabalho na semana passada, mas só foi cumprido ontem, quando uma oficial de Justiça notificou a reitoria. Horas depois, a USP obteve a decisão favorável do tribunal.


Texto Anterior: Diretores da USP lançam manifesto em apoio à reitora
Próximo Texto: Antonio Candido participa hoje de manifestação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.