São Paulo, sexta-feira, 16 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto quer reintegrar áreas ao Ibirapuera

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma das propostas do plano regional da Vila Mariana é a reintegração de áreas que pertenciam ao Ibirapuera e que hoje estão desvinculadas do parque, como o prédio do Detran, a Assembléia Legislativa e o Círculo Militar.
"Não se trata, necessariamente, de uma ligação física com o parque, até porque algumas dessas partes estão separadas por avenidas, mas que elas voltem a ser áreas verdes de uso público", diz o arquiteto Luiz Fernando Vecchia, supervisor de planejamento da subprefeitura.
Esse projeto, porém, dificilmente sairá do papel. Segundo o próprio secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Adriano Diogo, a reintegração dessas áreas é praticamente impossível hoje. "Essas áreas foram cedidas por lei."
Segundo Diogo, o que a prefeitura pretende fazer é a reincorporação ao Ibirapuera das áreas próximas que pertencem ao município. Esse processo está previsto no plano diretor do parque.
Duas das áreas que devem ser religadas ao Ibirapuera são aquelas em que hoje estão o Monumento às Bandeiras e o obelisco-mausoléu em memória dos combatentes de 32. Ao todo, a prefeitura pretende reintegrar 150 mil m2 ao Ibirapuera.
O parque possui atualmente 1,1 milhão de m2, segundo a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. A secretaria informou que, em 1915, a área verde onde depois o parque foi criado era de quase 3 milhões de m2.


Texto Anterior: Área do Instituto Biológico não cresce mais
Próximo Texto: Transporte: Metrô começa desapropriação na av. Rebouças para obra da linha 4
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.