São Paulo, quinta-feira, 16 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RS investiga mais 4 mortes em casos suspeitos de gripe suína

Todas as vítimas tiveram pneumonia; 4º paciente morto no país era obeso

PABLO SOLANO
ANDRÉ DESENSO MONTEIRO
DA AGÊNCIA FOLHA

Quatro novas mortes de pessoas com sintomas da gripe A (H1N1), a gripe suína, ocorridas na última semana são investigadas no Rio Grande do Sul. Três são de Passo Fundo e uma de Santa Maria. Todas as vítimas contraíram pneumonia.
Com isso, já são cinco as mortes sob suspeita -o caso de um caminhoneiro de Uruguaiana cuja morte é investigada desde a semana passada e ainda aguarda o resultado de exame.
Em Santa Maria, um segurança com cerca de 30 anos internado desde a semana passada morreu na madrugada de ontem. Ele relatou ter tido contato com estrangeiros em um evento na região da fronteira.
Ontem, o Hospital Universitário da cidade anunciou a suspensão dos atendimentos ambulatoriais no pronto-socorro a pacientes adultos. Serão atendidos apenas os pacientes com suspeita da gripe suína, ou os casos emergenciais.
Em Passo Fundo, o secretário da Saúde, Alberi Grando, diz que as três pessoas sob suspeita na cidade não visitaram outros países, e não há evidências de contatos com viajantes. Mas a determinação do Ministério da Saúde é de que sejam coletadas para exame amostras de pessoas com doenças respiratórias agudas graves.
Duas das pessoas, uma mulher de 49 anos e um homem de 30, morreram menos de 24 horas após a entrada no hospital. O outro caso passou a ser investigado após a família de um homem de 42 anos procurar a Vigilância Epidemiológica.
Após a morte do vendedor Ricardo Jecov, 28, em Botucatu (SP), anunciada anteontem, são quatro as vítimas da doença confirmadas no país.
O infectologista Ricardo Almeida, que atendeu o paciente no Hospital das Clínicas de Botucatu, afirmou que ele sofria de obesidade mórbida: "A literatura [médica] apontou que a evolução deste vírus é mais grave em pessoas com essas características".
O secretário da Saúde de São Paulo, Luiz Roberto Barradas Barata, informou que cinco pessoas no Estado estão internadas com gripe suína em UTIs. Ele não deu detalhes da situação de cada paciente.
O Ministério da Saúde confirmou 148 novos casos da gripe no país. O total chega a 1.175.

Demora nos exames
Os Estados do Sul querem que o ministério forneça aos laboratórios estaduais o material para realizar exames que identificam o vírus A. Os secretários da Saúde de RS, SC e PR se reuniram ontem em Porto Alegre.
Segundo o diretor do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do RS, Francisco Paz, os exames só são entregues depois de pelo menos uma semana de prazo. O secretário da Saúde de SC, Luiz Eduardo Cherem, diz que a demora para a entrega dos resultados prejudica o planejamento de ações. O Ministério da Saúde não comentou.


Colaborou a Folha Online


Texto Anterior: Há 50 Anos
Próximo Texto: Nova lei permite a adotado ter dados de pais biológicos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.