São Paulo, sexta-feira, 16 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rede defende o exercício, mas pode retirá-lo

DE SÃO PAULO

A coordenadora pedagógica do Objetivo Márcia Carvalhinha afirma que as apostilas onde há o exercício de colagem com os símbolos do McDonald's e da Coca-Cola são usadas há pelo menos cinco anos, sem reclamação de pais.
Mas ela diz que a rede pode retirar a atividade.
Segundo ela, a intenção do material não é induzir o consumo dos alimentos, mas utilizar símbolos que sejam "próximos das crianças". "Os produtos estão no mundo. Por mais que a criança não consuma, ela vê a simbologia."
A coordenadora diz ainda que o exercício tem o objetivo de familiarizar as crianças com os códigos da linguagem.
"A criança vai entendendo que a alfabetização é representada por uma simbologia. Como faz a associação do logo do Objetivo com a escola, ela vai associar um desenho da letra "a" ao som e ao que a ela representa na escrita."
"A atividade não tem nenhuma conotação com a questão da alimentação. Como foi colocado [o logo da] Coca-cola e do McDonald's, poderia ser o da marca de automóvel, de um brinquedo que as crianças conheçam".
Ela diz que o Objetivo incentiva a alimentação saudável e que as cantinas da sua rede não vendem frituras ou refrigerantes.


Texto Anterior: Escola usa McDonald's e Coca em apostila
Próximo Texto: UNB: Para reitor, consentimento de aluno não justifica trote violento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.