São Paulo, sábado, 16 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Submarino nazista é localizado na costa de SC

Destroços estão a uma profundidade de 130 m

RAPHAEL VELEDA
DE SÃO PAULO

Destroços de um submarino da Alemanha nazista afundado na 2ª Guerra foram encontrados, a 130 m de profundidade na costa de Santa Catarina, por uma expedição da família Schurmann.
Para achá-lo, a família consultou arquivos americanos e alemães, entrevistou sobreviventes e varreu o fundo do mar com radares especiais, como os usados para localizar o Titanic nos anos 1980.
A descoberta se confirmou na noite de quinta-feira, com imagens de sonar.
"Primeiro, usamos um magnetômetro, que indicou a presença de um grande objeto metálico. Depois, estudamos com o sonar e comparamos as imagens com a planta do submarino. Está quase inteiro", disse David Schurmann, filho de Vilfredo, capitão do veleiro Aysso.
O U-513 foi enviado à América do Sul pela marinha de Hitler para atacar navios mercantes e de guerra das forças aliadas, que incluíam o Brasil. Outros dez submarinos nazistas teriam sido afundados na costa brasileira, segundo registros da época. Este é o primeiro a ser achado.
O submarino já havia afundado três navios mercantes e atacado duas embarcações de guerra americanas, quando foi localizado pelo radar em 19 de julho de 1943.
Foi atacado pelo hidroavião americano PBM 5 Mariner. "Conseguimos entrevistar um sobrevivente da tripulação do avião há dois anos, nos EUA, meses antes da morte dele", contou David.
Quando a aeronave se aproximava, o capitão do U-513, Karl Friedrich Guggenberger, subiu à ponte externa com seis marinheiros, da tripulação de 46 homens. Foram os únicos sobreviventes.
Os Schurmann, que iniciaram o projeto em 2009 com apoio do governo catarinense, vão filmar os destroços para um documentário. O submarino não será resgatado.


Texto Anterior: Trânsito: Campanha municipal de respeito a pedestre vai ser ampliada na 2ª
Próximo Texto: Teatro Imprensa fecha para reduzir custos do Grupo SS
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.