São Paulo, sexta-feira, 16 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sírio amplia centro de oncologia

DA REPORTAGEM LOCAL

O Hospital Sírio Libanês inaugura hoje, em São Paulo, um novo Centro de Oncologia que disponibiliza, em um único espaço, todos os profissionais e equipamentos que o doente de câncer necessita. De um lado, o centro integrado traz mais conforto para o paciente. De outro, o trabalho conjunto da equipe garante, em cada caso, a melhor condução.
O novo centro terá 3.800 m2 -três vezes mais que o espaço anterior-, 15 consultórios, um andar para radioterapia e 20 salas para quimioterapia.
"O mais importante é o conceito, a criação de uma estrutura funcional interativa que permite o melhor atendimento", diz Raul Cutait, diretor-geral do Sírio Libanês e do Centro de Oncologia.
A nova estrutura facilitará as reuniões em que são discutidos os casos que fogem da rotina. Outras práticas do hospital serão facilitadas e ampliadas, como o serviço de Segunda Opinião. No programa internacional, os casos mais complexos são discutidos em videoconferência com médicos do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, de Nova York.
O serviço de Educação à Distância promove palestras e discussões de casos clínicos entre médicos e pesquisadores de instituições nacionais e internacionais.
O novo centro também amplia as perspectivas do Laboratório de Genética do Câncer, onde famílias com determinados tipos de câncer hereditário vêm sendo estudadas. Pesquisas de uma vacina terapêutica estão sendo desenvolvidas em parceria com o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo.
Ronaldo Costa, diretor da Oncologia Ginecológica do Hospital do Câncer e do IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer), diz que a implantação de centros exclusivos para oncologia em hospitais gerais é uma iniciativa "sempre bem-vinda".
Na solenidade de hoje, estão sendo aguardados o presidente Fernando Henrique, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o candidato do governo à Presidência, José Serra, entre outros convidados.



Texto Anterior: Associação luta pelo direito de escolha
Próximo Texto: Barbara Gancia: Qualquer um dos três é lucro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.