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Estado atribui valor maior à melhoria da rede
DA REPORTAGEM LOCAL
A elevação dos subsídios
do transporte sobre trilhos
de São Paulo na gestão do
PSDB é atribuída pelo secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir
Fernandes, à melhoria e ampliação da rede, ao aumento
da oferta e às transferências
gratuitas entre os dois sistemas, que começaram a vigorar há mais de quatro anos.
O incremento foi maior na
CPTM, que em 2003 teve
subsídios de R$ 283,5 milhões -52% do custo operacional. Em 1995, eram R$ 84
milhões (valores atualizados), 21% das despesas.
Por trás dessas subvenções
esteve a modernização da
malha (principalmente no
Expresso Leste e na linha
Osasco-Jurubatuba), a elevação dos usuários (1 milhão/dia) e as baldeações
gratuitas entre as duas redes.
No Metrô, as subvenções
ultrapassam 15% dos custos,
mas estão restritas às gratuidades -de idosos, estudantes e deficientes. Ou seja, a
evolução da injeção de verba
orçamentária, de R$ 47,6 milhões, em 1995, para R$ 124,9
milhões, em 2003, é motivada essencialmente pelo crescimento desse contingente.
Fernandes critica a expectativa de aumento dos subsídios na prefeitura, alegando
que "essa prática não deve
ser feita de forma acelerada".
"O que causa certo desconforto é a forma um tanto atabalhoada. Todos, petistas e
tucanos, lutamos para que
haja subsídios ao transporte.
No mundo inteiro é assim. O
bilhete único é um avanço.
Mas não se pode subsidiar os
setores produtivos. É um
descuido. Na correria, a
bomba cai no ano que vem.
Se gastarmos tudo em custeio, vamos perpetuar a situação frágil da rede", diz.
O secretário, ao criticar esse "descuido", refere-se ao
fato, por exemplo, de o vale-transporte, que deveria ser
subsidiado pelos empresas,
ter a mesma vantagem do bilhete único, subsidiado pelo
dinheiro público. Alega que
essa medida, no fundo, alivia
a situação dos empregadores (que, em vez de duas tarifas, pagam uma), e não dos
passageiros mais pobres.
Fernandes ainda diz que
poderia ter sido evitada a
permissão de viagens de ida
e volta com a mesma tarifa
dentro de duas horas -situação que, para ele, é uma
imprevisibilidade capaz de
ameaçar a conta no futuro.
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