São Paulo, quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Apagão deixa Florianópolis sem água e no escuro por dez horas

Rompimento de um cabo de transmissão deixou um terço da cidade sem luz

THIAGO REIS
FELIPE BÄCHTOLD
DA AGÊNCIA FOLHA

Parte de Florianópolis (SC) voltou a ficar no escuro ontem. O rompimento de um cabo de transmissão deixou mais de um terço da cidade sem luz por dez horas. O abastecimento de água também foi comprometido.
Segundo a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), houve interrupção da energia após a emenda de um cabo romper, à 1h30. A causa do apagão ainda será investigada.
Como o local danificado era de difícil acesso, uma equipe da distribuidora só conseguiu iniciar os reparos às 8h. O restabelecimento se deu às 11h30.
O apagão fez com que a rede de energia elétrica fosse colocada novamente em xeque. Há quatro anos, um blecaute deixou Florianópolis 53 horas sem luz. Outros incidentes menores ocorrem todos os anos.
Desta vez, o blecaute afetou cerca de 175 mil pessoas -estimativa feita com base nas unidades consumidoras atingidas. Segundo o IBGE, são 407 mil habitantes na cidade.
Pela manhã, faltou água em alguns bairros. Como as máquinas que fazem o bombeamento dependem da energia, o fornecimento foi prejudicado.
A previsão era a de que a rede voltasse a operar em 24 horas, de acordo com a Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento).


Texto Anterior: DVD antiaborto é distribuído por diocese
Próximo Texto: Para Lula, caos aéreo está "resolvido em parte"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.