São Paulo, sábado, 16 de agosto de 2008

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CET divulga lentidão menor do que a real

DA REPORTAGEM LOCAL

No balanço feito na quarta semana de restrição aos caminhões em São Paulo, a CET divulgou ter havido uma média de congestionamento às 7h inferior à que foi registrada e detalhada por seus funcionários.
O número real do trânsito no horário, conforme boletins diários da empresa, ficou no mínimo 30% superior ao veiculado pela administração Kassab.
A Folha detectou a divergência ao analisar as medições dos engarrafamentos pela CET, a cada hora, entre os dias 30 de junho e 22 de julho deste ano.
O cálculo mostra que a média de lentidão às 7h nesse período esteve acima de 17 km -segundo um parâmetro conservador, com a hipótese de ter havido 0 km de fila em dois dias (quando a CET não enviou seus boletins com os dados do trânsito).
O índice médio no mesmo período divulgado no balanço da CET, porém, foi de 13 km.
Esse dado, similar ao de 2007, favoreceu a conclusão de que os engarrafamentos ao longo do dia estiveram sempre em patamar igual ou inferior ao do ano passado, e não acima.

0 km
Para atingir a média de 13 km divulgada pela CET seria necessário, por exemplo, que tivesse ocorrido 0 km de congestionamento às 7h em seis dias.
Essa informação -de 0 km de trânsito em seis dias seguidos- consta do sistema interno dos empregados da CET.
Mas, além de ser considerada pouco factível por técnicos, ela acabou desmentida pelos boletins diários, que detalham até as vias onde havia engarrafamento em cada um dos dias.
Em 16 de julho, por exemplo, os agentes de trânsito registraram ter havido 22 km de lentidão às 7h -incluindo 4,6 km na marginal Tietê, entre as pontes da Casa Verde e Vila Guilherme. O sistema interno da CET, no entanto, registrava 0 km.
A assessoria de imprensa da CET foi procurada, mas não respondeu aos questionamentos feitos pela reportagem.
Ela se limitou a divulgar uma nota dizendo que "a CET divulga diariamente os níveis de lentidão" e que "a imprensa tem acesso a um site da CET no qual é possível consultar on-line a lentidão em cada região e nos principais corredores".
Afirma que "as informações ficam automaticamente disponíveis para a sociedade e imprensa no exato momento em que são finalizadas, sem qualquer possibilidade de intervenção de outras áreas da empresa, exceto da área técnica".
Desde a semana passada, a gestão Kassab passou a relativizar as comparações do trânsito no começo da manhã sob a alegação de que, há quatro meses, os agentes começaram a entrar meia hora mais cedo para fazer as medições -algo que os levaria a se organizar melhor. A avaliação foi contestada pelo sindicato que representa os funcionários da CET. (AI E RS)


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