São Paulo, domingo, 16 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casal que trata da saúde com plantas vai expandir negócios

DA SUCURSAL DO RIO

O casal Antônio Gomes, 57, e Madalena da Silva Gomes, 50, cultiva no seu sítio plantas medicinais e vai expandir o negócio a partir do próximo ano por causa da parceria com a Fiocruz. Madalena mora desde que nasceu num sítio de cerca de cinco hectares em Campo Grande, zona oeste do Rio.
""Sempre me tratei com as plantas. Poucas vezes comprei remédio na farmácia. Cultivo muitas delas para meu uso e dos vizinhos. O bom agora é que vamos levar esses remédios para muito mais gente e vou melhorar o dinheiro lá em casa", disse Madalena, que mora numa das áreas mais isoladas da cidade.
Para deixar o sítio, eles caminham cerca de 4 km numa estrada de barro até a região urbanizada do bairro. A maioria do trajeto por trilhas e duas mulas ajudam no trabalho.
""A minha família é a prova do poder das plantas medicinais. Minha avó, que era índia, viveu 120 anos só se tratando com a mata. Quero chegar perto dela", afirmou Madalena, que tem renda mensal de R$ 1.000 com os produtos que planta -basicamente banana e caqui.
A propriedade fica no Parque Estadual da Pedra Branca, maior área florestal urbana do mundo, com 12,5 mil hectares. Lá, fica o pico da Pedra Branca, ponto mais alto do Rio, com 1.024 m de altura. Nele, há 218 espécies vegetais catalogadas.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Pressão faz Prefeitura de Goiânia desistir de Cohab para deficiente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.