São Paulo, quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Castração química para pedófilo pode ser votada hoje

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado pode avaliar hoje um projeto de lei que institui a castração química para condenados por pedofilia.
Uma alteração feita no texto pelo relator, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), faz com que o tratamento químico hormonal seja definido como opcional e, se aceito pelo condenado, reduza a pena em um terço.
As duas propostas são vistas pelo governo como inconstitucionais. "É como se houvesse uma pena de tortura física, atenta claramente contra a dignidade", diz o secretário de assuntos legislativos do Ministério da Justiça, Pedro Abramovay. "Se passar, vamos pedir o veto. E o STF, de todo jeito, vai considerar inconstitucional."
O presidente da CCJ, Demóstenes Torres (DEM-GO), concorda: "É completamente inconstitucional".
Já para o senador Crivella, a medida deixou de ser inconstitucional com a alteração feita no relatório. "A Constituição não permite penas cruéis, mas agora esse é apenas um instrumento quando houver concordância do réu. E já foi adotado por vários países", afirmou.


Texto Anterior: PF desbarata rede internacional de pedofilia
Próximo Texto: Dois catadores de lixo morrem ao manipular granada no Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.