UOL


São Paulo, quinta-feira, 16 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-professora dá nota a presidente

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A professora Justa Tarifa Valentim, 69, que deu aula para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no primário, deu nota de 8,5 a 9 para o governo federal. "Ele está começando. Todo mundo que está começando precisa se aperfeiçoar um pouco", afirmou. Como pessoa, disse que lhe daria 10.
Justa Valentim foi localizada quase por acaso no bairro Ipiranga, na zona sul de São Paulo, e levada para a cerimônia do Dia do Professor, no Palácio do Planalto.
A idéia era fazer uma surpresa para Lula, mas o presidente, que chegou ao evento com uma hora de atraso, mal a cumprimentou. Valentim foi deixada sozinha três vezes no salão oeste, enquanto Lula atendia a insistentes apelos de dezenas de professoras que queriam autógrafos, abraços e fotos ao seu lado.
A Secretaria de Imprensa da Presidência procurava uma professora primária de Lula para levar à cerimônia quando um homem, em visita à sede do Instituto da Cidadania na sexta-feira, mencionou que sua irmã havia sido professora do presidente. Após uma checagem, ela foi escolhida.
Valentim disse que deu aula para Lula durante três meses, quando ele cursava a terceira ou quarta série primária, em 1957 ou 58, no Grupo Escolar Nossa Senhora da Aparecida, na Vila Carioca.
Ela disse que Lula, que tinha cerca de dez anos, falava e aprendia rápido e que "a turma às vezes tirava um pouco de sarro dele, por causa do sotaque nordestino".
Apesar de dizer que concorda com as providências tomadas até agora pelo governo Lula, disse que está decepcionada com a qualidade do ensino.
Valentim disse que nunca votou em Lula. Entre outros motivos, porque seu título eleitoral é de São João da Boa Vista (SP), onde nasceu, e há dez anos justifica o voto. (WILSON SILVEIRA)


Texto Anterior: Ensino: Lula afirma ter "dívida" com a educação
Próximo Texto: Jogo: Liminar do Supremo reabre bingos no Rio
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.