São Paulo, sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Presidente da Fundação Butantan renuncia

RICARDO WESTIN
DA REPORTAGEM LOCAL

O médico e cientista Isaias Raw renunciou à presidência da Fundação Butantan. Ele estava afastado preventivamente do cargo desde o mês passado, após a descoberta de um esquema de desvio de verbas da fundação.
A presidência agora é ocupada pelo médico José da Silva Guedes, secretário estadual da Saúde de São Paulo entre 1995 e 2002. Ele foi eleito ontem pelo conselho curador da fundação.
A Fundação Butantan é o braço operacional do Instituto Butantan, o principal fabricante e pesquisador de vacinas e soros do Brasil. O instituto, ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo será o produtor da vacina contra a gripe suína no país.
O desvio de verbas da fundação foi descoberto pela Curadoria de Fundações do Ministério Público do Estado. Estima-se que R$ 35 milhões tenham sido desviados nos últimos cinco anos.
Segundo a investigação, o esquema envolvia funcionários do segundo escalão da fundação. Sete pessoas foram demitidas.
Não há evidências de que Raw soubesse dos desvios ou tenha se beneficiado. Os conselheiros da fundação, porém, decidiram afastá-lo preventivamente no mês passado. Raw renunciou na semana passada porque os conselheiros tendiam a destituí-lo para nomear alguém com perfil mais administrativo.
A Folha não conseguiu contato com Raw ontem. No mês passado, já afastado, ele admitiu ter sido "ingênuo" ao confiar as contas do Butantan a seus funcionários.
Isaias Raw, 82, continuará trabalhando no Instituto Butantan, como cientista e presidente de um dos conselhos técnicos. Ele é pesquisador do Butantan desde 1951.
O Ministério Público deverá apresentar à Justiça uma ação civil pública para recuperar das empresas envolvidas e dos ex-funcionários o dinheiro desviado.


Texto Anterior: Justiça: Juiz nega indenização a marido traído e o chama de "corno solene"
Próximo Texto: Empresa do Enem é suspeita em outro caso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.