São Paulo, sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mães lamentam ter de levar filhos para Emei

Falta de período integral nas escolas infantis é a maior preocupação de mães que não têm com quem deixar a criança

"Elas estão desesperadas com essa situação", afirma enfermeira que tenta encontrar vaga em creche na Penha (zona leste de SP)

DA REPORTAGEM LOCAL

Separada, mãe de três filhos, com uma renda mensal de R$ 380, a costureira Aleksandra Francini Santos, 29, conta que não conseguiu matricular sua menina de três anos em uma creche em São Mateus (zona leste da capital paulista).
"Não sei o que vou fazer agora. A creche me disse para colocá-la em uma Emei [Escola Municipal de Educação Infantil], que só oferece meio período. Trabalho o dia inteiro, com quem a minha filha vai ficar? Não tenho dinheiro para contratar uma babá", afirmou Santos. De acordo com ela, as creches do bairro costumavam atender crianças de até quatro anos e 11 meses.
"As crianças de três anos são muito pequenas para irem para a escola, mal saíram das fraldas", disse a doméstica Francisca Amélia dos Santos, 55, da mesma região de Aleksandra. O neto dela também deve ir para uma Emei em 2008.
"As mães estão desesperadas com essa situação", disse a enfermeira Evanil de Sousa Ferreira, 52, que procura uma vaga para o seu filho em uma creche na região da Penha (zona leste de São Paulo).
Uma diretora de uma creche também nessa região afirmou que, no geral, as coordenadorias pressionam para que sejam atendidas apenas crianças de zero a três anos, desconsiderando, assim, o termo "preferencial" da portaria. No caso dela, entretanto, foi possível negociar a matrícula de crianças de três anos.
"A transferência de crianças de três anos [que completarão quatro no ano que vem] para a Emei é uma violência. Essas escolas não estão preparadas para receber crianças tão novas", disse o coordenador do departamento de educação infantil do Sindsep (sindicato dos funcionários da administração municipal), Gladys Marques de Farias. "Fora o problema das mães, que precisam trabalhar o dia todo." (FT)


Texto Anterior: Maiores de 3 anos perdem espaço nas creches de SP
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.