São Paulo, domingo, 16 de novembro de 2008

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Ensaio fotográfico de pet custa para dono até R$ 700

Serviço de "pet book" inclui relógios e outros objetos estampados com fotos do bicho

Fotógrafo faz as imagens na casa do dono do animal de estimação e entrega o ensaio em até 48 horas; público é sempre classe A e B

Mariene Bergamo/Folha Imagem
Christian Agabati fotografa o golden retriever de Liliane Luongo; segundo ele, muitos donos querem seus bichos em propagandas

WILLIAN VIEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O cenário comporta um sofá, roupinhas e brinquedos, além de bocados de ração e água para acalmar um protagonista assustado com os flashes. "Depois de cheirar tudo, ele se acalma", diz o fotógrafo de pets, já acostumado a clicar os bichinhos em seu próprio território. É que o profissionalismo fotográfico chegou ao mundo canino, com o "pet book delivery".
O fotógrafo faz as imagens na própria casa do dono do animal e entrega o ensaio em até 48 horas: fotos, slide e produtos personalizados. De calendário a relógio de pulso, tudo vem com a cara do cachorro. Custa até R$ 700. E é a nova mania que se espalha entre os donos de bichos.
"Algumas pessoas preferem em casa, porque o animalzinho fica mais sossegado", afirma Christian Agabiti, do estúdio Pegadas da Fama. O público, diz, é "sempre classe A e B, a maioria mulheres". Em geral, os donos querem ter um álbum de recordações ou "projetar o animalzinho", relata o fotógrafo -muitos almejam ver o bicho em propagandas.
O estúdio até criou uma parceria com uma agência publicitária, abrindo a " possibilidade de o animal ser veiculado em algumas mídias, participar de calendários, concursos, desfiles e outros eventos voltados à comunidade animal", segundo o anúncio do site.
Melanie e Sininho são os cães da artista plástica Liliane Luongo, 43. "Eu queria um livro de recordações que fosse legal de mostrar para as pessoas", diz ela, que pensa em encomendar um caderno e uma agenda com a foto dos animais -um golden retriever e um poodle.
Lionel Falcon, o auto-intitulado "pioneiro e maior especialista em fotografia de pets do Brasil", chega a fazer sete books por semana, a maioria delivery, a R$ 700. "Mas os donos nunca ficam só com as fotos", diz.
Foi assim que cada canto da casa das irmãs Selma Hage, 56, e Marcia Hage, 49, ganhou a presença de Ludwig van Beethoven e Shelby. As imagens do casal de cães schnauzers não estão apenas no book fotográfico, mas em quatro chaveiros, três relógios de pulso, um despertador, seis porta-copos, um ímã de geladeira e outros objetos.
Selma calcula que já gastou cerca de R$ 400 só com apetrechos. "Estou esperando ele [o fotógrafo] lançar o guarda-chuvas [com a imagem do cão]", diz.
Falcon, além das fotos, dá um workshop para ensinar a fotografar animais. Custa R$ 210 e é composto por um dia de aulas teóricas (com tópicos de adestramento, técnicas para distrair o bicho, dicas de como montar cenários etc) e um dia de prática (que ensina a "personalizar suas fotos em produtos diversos", de acordo com o fotógrafo).
O último workshop foi há sete dias. O yorkshire da artista plástica Luciane Rojas, 35, roubou a cena e virou modelo para os alunos. "Pensei que seria impossível deixar ele parado, porque o Barney é muito espevitado", diz Rojas. Mas a "psicologia" de Falcon fez milagre -Barney passou horas fazendo pose.
"É só fazer sons com a boca, barulhinhos, para despertar a atenção do cão. Quando ele olha, é a hora certa do clique", ensina o fotógrafo Agabiti.


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