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Conselho vai investigar falha de engenheiros
Técnicos da Dersa e das empreiteiras responsáveis pelo Rodoanel devem ser convocados; Crea-SP estuda fazer laudo
Diretor da estatal admitiu que pode ter havido erro na fiscalização; IPT e IC iniciaram investigação sobre causas do acidente
DA REPORTAGEM LOCAL
O Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura
e Agronomia de São Paulo) vai
ouvir os engenheiros envolvidos na execução e fiscalização
da obra do Rodoanel que sofreu
um acidente na sexta-feira deixando três pessoas feridas na
rodovia Régis Bittencourt.
O Crea-SP ainda não definiu
a lista de técnicos que prestarão depoimento, mas devem
ser convocados os engenheiros
das empreiteiras responsáveis
pela obra -OAS, Mendes Jr. e
Carioca Engenharia- e da Dersa, empresa do governo do Estado que gerencia e fiscaliza a
construção do Rodoanel.
"Vamos fazer um levantamento de todos aqueles que
participaram da obra, abrir um
processo e apurar quem são os
profissionais responsáveis",
disse Antônio Carlos Tosetto,
coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil
do Crea-SP. O órgão é responsável pela fiscalização da atividade profissional e apura se
houve erro técnico de algum
engenheiro no acidente.
A convocação será feita a partir dos resultados dos laudos do
IPT (Instituto de Pesquisas
Tecnológicas) e do IC (Instituto de Criminalística) ou de parecer próprio do Crea. "Ainda
não foi definido, mas acredito
que vamos constituir uma comissão e fazer nosso próprio
laudo", afirma Tosetto.
Em dois casos semelhantes, a
queda de parte do viaduto do
Expresso Tiradentes (março de
2008) e o acidente nas obras da
linha 4 do metrô, quando a
abertura de uma cratera deixou
sete mortos (janeiro de 2007),
o Crea-SP não fez laudos próprios. "Fazemos quando não
nos convencemos dos resultados apontados nos pareceres de
outros órgãos."
Para ele, as vigas já apresentavam problemas antes da instalação. "Acho que pelo menos
uma viga já devia estar comprometida, mesmo que fosse imperceptível. Pode ter sido na
montagem ou talvez até tenha
levado um tombo."
Fiscalização
Segundo o diretor de engenharia da Dersa, Paulo Vieira
de Souza, 400 engenheiros da
empresa estatal trabalham no
Rodoanel. Ele admitiu, em entrevista anteontem, que pode
ter havido falha na fiscalização.
"Vamos supor que houve um
problema com a cura [tempo de
secagem] da viga, ou mesmo
tendo o tempo de secagem, a
resistência pode, em algum
ponto que passou na fiscalização despercebido, ter uma resistência menor", disse.
O secretário de Transportes,
Mauro Arce, afirmou que a fiscalização não será modificada.
"Ela vai continuar como está,
porque é adequada."
O diretor de engenharia foi
além: "O departamento de fiscalização que faz a gestão do
Rodoanel sul, da marginal Tietê, da Jacu-Pessego, tem competência para isso".
Ontem o IPT começou o levantamento de dados para a
realização do laudo que apontará as causas do acidente. O órgão, ligado à USP, foi contratado pela Dersa para fazer a investigação. O IC já começou o
levantamento de dados no sábado. Os dois órgãos não quiseram se manifestar ontem.
A Dersa suspendeu as obras
por 15 dias, a partir do sábado,
para que sejam feitas as investigações. Nesse prazo, o órgão espera que o laudo do IPT já tenha sido concluído. Porém,
mesmo que as causas ainda não
tenham sido definidas até lá, as
obras devem ser retomadas.
(OCIMARA BALMANT E EVANDRO SPINELLI)
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