São Paulo, domingo, 16 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Baía do Sancho é favorita em enquete com 21 notáveis

A segunda praia mais citada foi a cearense Jeri; Bahia concentra indicações

Votos de protesto -Piatã, em Salvador, e Boqueirão, em São Paulo- denunciam a má conservação de algumas praias brasileiras

Sidinei Lopes - 8.dez.2003/Folha Imagem
A campeã Baía do Sancho, em Fernando de Noronha (PE), praia a que se tem acesso por uma escada enfiada em meio às rochas

DA REDAÇÃO

Ruy Castro tentou facilitar, mas Luciano Huck, Fernanda Lima, Heloisa Schürmann e dom Joãozinho Orleans não.
Para Castro, quem quiser conhecer a mais bonita praia brasileira deve ir ao posto 6, em Copacabana, às 7h30 de um dia claro, e tentar descobrir, no mar, onde terminam as montanhas -que, aparentemente, enganam o observador e sempre reaparecem além, dando "a sensação mais próxima do infinito possível".
Na enquete da Folha "qual a praia mais bonita do Brasil?", Huck, Lima, Schürmann e Orleans não sugerem que você acorde cedo; eles recomendam areias menos acessíveis -as da praia da Baía do Sancho, em Fernando de Noronha, separadas do turista por 1h10 de vôo de Natal (RN), por uma íngreme escada de ferro e por mais dinheiro, certamente, do que para chegar ao Rio. Só a escada já leva a desistências, lembra Heloisa.
Além disso, não se pode ficar na praia das 18h às 6h, de janeiro a junho, horário em que é proibida a visita. E é se embasbacar, mergulhar, bater os chinelos e partir, pois ali não há pousada, nem bar.
Jericoacoara (CE), lembrada pela modelo Lívia Saboya e pela tricampeã do vôlei de praia Larissa, é outra que se faz de difícil: a 300 km de Fortaleza (os últimos 20 km de dunas).
E é outra praia que não compensa com pouco, raramente havendo quem não suspire pelos ares de vilarejo recluso.
Desse mesmo estilo recolhido de Jeri e da Baía do Sancho, a baiana Espelho, em Caraíva, não teve personalidade que lembrasse dela. Mas o seu Estado foi o mais elogiado, com seis menções: Morro de São Paulo, Itaparica, Prado, Ponta do Camarão, Boipeba e Piatã, em Salvador -essa com voto de protesto de Danuza Leão.
Rio Grande do Norte teve mencionadas a praia da Pipa, Galos/Galinhos e Genipabu; São Paulo teve Santos, Maresias e Boqueirão. Foram os segundos lugares entre os Estados na enquete. Mas um dos votos (de Eduardo Bueno, para o Boqueirão) foi de protesto, como o de Danuza. Leia mais nesta página. (SILVIO CIOFFI, HELOISA LUPINACCI, THIAGO MOMM E MARINA DELLA VALLE)


Texto Anterior: Piero Ciabattoni, medicina e resistência armada
Próximo Texto: Dicas trazem três destinos pouco conhecidos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.