São Paulo, quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

O aniversário é muito longo, afirma Niemeyer, aos 103 anos

RODRIGO RÖTZSCH
DO RIO

O mais renomado arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer, festejou ontem 103 anos de vida sem ter planos para a aposentadoria. "Enquanto eu puder trabalhar, eu trabalho", afirmou.
Niemeyer foi homenageado na inauguração da nova sede da fundação que leva seu nome, em Niterói (RJ).
"O trabalho me distrai. Quando eu vou fazer um projeto, passo horas pensando nele. Agora eu fiz um aquário dentro d'água. Nunca ninguém fez um aquário dentro d'água", disse, em referência a um projeto em Búzios (RJ).
A Fundação Oscar Niemeyer abrigará o acervo de projetos do arquiteto e uma escola de arquitetura. O edifício foi inaugurado sem a pintura finalizada e sem mobília, já que o lançamento estava previsto para março.
"O maior gênio que este país já produziu faz 103 anos. Era absolutamente irresistível inaugurar hoje", disse o prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira (PDT).
O prédio é o sexto do Caminho Niemeyer, construções projetadas pelo arquiteto ligando o Museu de Arte Contemporânea à estação de barcas de Charitas. Orçado em R$ 10 milhões, foi financiado pelo Ministério do Turismo e pela empresa Barcas S/A.
Niemeyer ouviu parabéns e ganhou um bolo de aniversário no local. Questionado sobre o que pediu ao assoprar as velas, respondeu: "Não pedi nada. O aniversário é muito longo".
Não ficou claro se ele se referia à idade avançada ou à duração de cerimônia, de mais de duas horas.


Texto Anterior: Senado aprova novo Código de Processo Civil
Próximo Texto: Projeto do governo cria lei de responsabilidade educacional
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.