São Paulo, segunda-feira, 17 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONTENÇÃO DAS FERAS

Rapaz foi levado a delegacia por andar com pit bull sem focinheira

Dono de cão é detido em parque

DO "AGORA"

DA FOLHA ONLINE

A GCM (Guarda Civil Municipal) deteve ontem Fabio Alves Machado, 24, dono de uma cadela pit bull, no segundo dia de vigência da portaria que proíbe a circulação de cães sem focinheira nos parques municipais da cidade de São Paulo.
Ele foi detido quando passeava com sua pit bull Tequila, às 10h, no parque Ibirapuera (zona sul da capital paulista).
A portaria, publicada anteontem, vale ainda para as raças rottweiller, mastim napolitano e american stafforshire terrier.
Os guardas que detiveram Machado participavam de uma operação ao lado do Centro de Controle de Zoonoses e da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente para divulgar e fiscalizar a nova legislação.
Segundo a secretaria, das 7h às 18h, outras 40 pessoas foram obrigadas a sair do parque por levarem cães sem focinheira. Mas só Machado foi detido, por ter discutido com os GCMs. "É um absurdo, porque eu e meu cachorro não fizemos nada de errado", afirmou ele, que se diz adestrador de cães, à reportagem. "Ela não precisa de focinheira porque é totalmente sociável." Machado afirmou que Tequila, de três anos, nunca mordeu ninguém. "Ela é dócil."
O inspetor Rubens Tapiá diz que Machado se recusou a sair do parque e xingou os policiais. Ele foi levado algemado ao 16º DP e autuado por omissão de cautela na guarda ou condução de animais, desobediência à portaria, desacato e resistência à prisão.
Tequila foi apreendida pela carrocinha e levada até a delegacia. Depois da elaboração do registro para delitos leves, cão e dono foram liberados.

Outros casos
Na última sexta-feira, um menino de um ano e meio de idade morreu após ser atacado em Biguaçu (SC). O cão teria escapado do canil e arrastado o garoto, que morava na casa vizinha, até o quintal.
A Polícia Civil investiga se dois cães foram usados por um homem para matar sua mãe, de 88 anos, no dia 12, em Ermelino Matarazzo (zona leste de São Paulo). O ataque teria ocorrido quando ele a atirou aos animais, durante uma suposta discussão.
Também na zona leste, um menino de 10 anos ficou gravemente ferido ao ser atacado por um pit bull, no último dia 10, quando tentava recuperar uma pipa que havia caído no telhado.


Texto Anterior: Há 50 anos
Próximo Texto: Juventude encarcerada: Servidor mantém greve na Febem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.