São Paulo, terça-feira, 17 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ZOOLÓGICO

Onze dos 13 animais mortos apresentaram os mesmos problemas físicos
O dromedário, o bisão e a orangotango mortos no último sábado no Zoológico de São Paulo foram vítimas de intoxicação e edema pulmonar, os mesmos problemas apresentados por oito dos dez animais mortos nos últimos dias.
Segundo exame feito pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), em Botucatu (230 km de SP), oito bichos foram envenenados com fluoracetato de sódio. "É um veneno muito forte, que causa reação imediata", diz José Daniel Fedullo, chefe de veterinária do zôo. Outros dois animais consumiram o veneno diacumarínico.
Segundo Fedullo, o dromedário -único dos três animais encontrado ainda com vida, no sábado- foi submetido a lavagem estomacal, mas não resistiu. O fato de os bichos terem tido intoxicação e edema indica, segundo os veterinários, que eles podem ter sido vítimas do fluoracetato. O laudo oficial da Polícia Civil, porém, só deve ficar pronto na próxima semana.
Ainda não se sabe como as substâncias chegaram aos animais. A Uipa (União Internacional Protetora dos Animais) entrará com representação junto ao Ministério Público estadual para que o zoológico seja fechado até o esclarecimento do caso. "Tenho a impressão de que alguém está agindo com dolo", afirma Vanice Teixeira Orlandi, assessora jurídica da ONG. (DO "AGORA" E DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Palace 2: Promotores pedem prisão de Naya
Próximo Texto: Urbanismo: Lei permite fechar rua ao criar condomínio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.