São Paulo, terça-feira, 17 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Site apresenta ameaças de facções

DA SUCURSAL DO RIO

Internautas estão usando um blog para fazer apologia às facções criminosas do Rio de Janeiro e de São Paulo. A origem da página, que está no ar desde outubro, está sendo investigada pela Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Informática.
A Folha teve acesso ao blog (site com mensagens que podem ser atualizadas a qualquer momento). Uma das últimas mensagens trazia duas listas com as favelas que são dominadas pela ADA (Amigo dos Amigos) e pelo TCP (Terceiro Comando Puro).
Policiais da Delegacia de Informática disseram que vão tirar o blog do ar porque consideram que os usuários fazem apologia ao crime organizado. Informaram ainda que vão cruzar os nomes ou apelidos dos autores das mensagens com dados da Cinpol (Coordenadoria de Inteligência da Polícia Civil) para identificar se traficantes estão usando a página.
Foram achadas mensagens de exaltação ao CV e citações ao PCC (Primeiro Comando da Capital) de São Paulo. "Comando Vermelho até morrer. Depois da morte, volto para a guerra com os inimigos. O TC [Terceiro Comando] é facção de traidor do CV. Bandido que é bandido não é traidor. É nós, é nós mesmo CV & PCC [Primeiro Comando da Capital]."
Usando nomes fictícios ou pseudônimos -como TCP Boladão e 157 Vila Kennedy (favela da zona oeste)-, os usuários do blog enviam mensagens dizendo que um grupo vai invadir a favela do outro. Exemplos não faltam.
"O bonde agora é TC e ADA. Estamos dominando tudo. Já somos 51% do Rio. Toma cuidado, favela do Comando Vermelho, qualquer dia estamos aí."
"Só vou mandar o toque para esses "pela-sacos" de ADA e TCP. Vocês estão tirando onda, mas sabem que no final de tudo quem vai tocar o terror no Rio de Janeiro vai ser o CV. Se vocês são fortes, vem [sic] tomar a Nova Holanda [favela do complexo da Maré, controlada pelo CV]."
Há mensagens também exaltando a figura de chefões do tráfico de drogas, como Paulo César Silva dos Santos, o Linho, criminoso mais procurado no Estado.
"Sou do bonde do Linho pureza da ADA. Respeita quem te respeita. Bonde do Linho pesadão só quebra de rajadão."
Os usuários também transcrevem para o site refrões de músicas que são tocadas em bailes funks e que fazem apologia às facções.
"Quer matar ou quer morrer, só depende de você. Se quer matar, quer matar, vem formar com ADA. Se quer morrer, quer morrer, vai plantar lá no CV".
No ano passado, após uma reportagem da Folha, a Delegacia de Informática retirou do ar cinco sites supostamente vinculados às facções criminosas.


Texto Anterior: No Rio, polícia prende acusado de comandar ataque
Próximo Texto: Dupla assalta loja do McDonald's na Paulista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.