São Paulo, quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Chuva bloqueia avenida 23 de Maio e raio para trens da CPTM

Tempestade causou interdição da via pela 3ª vez no ano, prejudicando quem voltava para casa

Na rua da Consolação motoristas levavam 2 horas para percorrer 2 km; aeroporto de Congonhas foi fechado

Moacyr Lopes Junior/Folhapress
Ilhados: Motoristas abandonam carros em ponto intransitável na avenida 23 de Maio, na zona sul

DE SÃO PAULO

Duas horas de chuva forte ontem à tarde bastaram para inundar avenidas importantes, deixar pessoas ilhadas, fechar o aeroporto de Congonhas e afetar a circulação de trens em São Paulo.
O trânsito parou, mesmo com o fim da tempestade.
A avenida 23 de Maio ficou bloqueada pela terceira vez somente neste ano.
Na rua da Consolação (região central), levou-se duas horas para percorrer dois quilômetros de carro. Diante do congestionamento, passageiros na avenida Rebouças desciam dos ônibus e seguiam o caminho a pé."Levei 1 hora e 40 minutos para subir a avenida Rebouças até a altura da rua Henrique Schaumann. Desci do ônibus e vou fazer o resto do percurso a Paulista a pé", diz a vendedora Janaína Abraão.
O parque da Aclimação (centro) também teve problemas com a chuva, com o extravasamento da água de um canal de condução do vertedouro (leia texto ao lado).
Houve 68 pontos de alagamento até as 23h30; o trânsito às 19h chegou a 135 km, acima da média do horário.
As avenidas Faria Lima, Cidade Jardim, Bandeirantes e o túnel Fernando Vieira de Mello, no centro empresarial da cidade, também ficaram bloqueados. A chuva afetou principalmente quem voltava do trabalho.

BAIRROS
Centro, Itaim Bibi, Vila Olímpia e Perdizes, Vila Mariana, Pinheiros e Jabaquara foram alguns locais afetados.
A expressão "Vila Olímpia" chegou a ficar entre os tópicos mais comentados do Twitter no início da noite.
"Estou há três horas esperando o trânsito melhorar para sair de carro. Já perdi a conta do número de voltas que dei no shopping", diz a designer Fernanda Machado, na porta do Iguatemi.
Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, a chuva começou pelas zonas sul e leste, que entraram em estado de atenção às 14h46. A chuva perdeu força por volta das 18h15.

RESGATE
O Corpo de Bombeiros havia registrado 98 ocorrências até as 17h de ontem. Pessoas foram resgatadas na altura do Shopping Bourbon, em Perdizes (zona oeste), e na avenida Doutor Assis Ribeiro, no Cangaíba (zona leste).
Um raio atingiu a rede de fornecimento de energia elétrica aos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na linha 12-Safira, entre as estações Engenheiro Goulart e Tatuapé, o que interrompeu o serviço de trens. A CPTM colocou ônibus para atender os passageiros.
(ANDRÉ DESENSO MONTEIRO, CAROLINA LEAL, JULIANNA GRANJEIA E VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO)


Texto Anterior: Zona Sul: Após entrega de carteiras, escola pôde ter aulas normais
Próximo Texto: Na Aclimação, água de lago chega até a rua
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.