São Paulo, terça, 17 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEDICINA
Mascar a folha ajudaria os usuários de cocaína e de crack a largar o vício
Pesquisa sugere uso terapêutico da coca

AURELIANO BIANCARELLI
da Reportagem Local

A folha de coca pode ser a "droga" substituta para dependentes de crack e de cocaína injetada. Estudos feitos desde 1984 na Bolívia mostram que mascar a folha da coca está ajudando dependentes a retomarem suas atividades e a reduzirem o consumo do "pitillo", cigarro de pasta de cocaína que tem efeitos danosos como o crack.
A prática estaria também diminuindo a violência, a marginalidade e a prostituição, como vem ocorrendo com a metadona entre usuários europeus da heroína.
A experiência boliviana será relatada hoje pelo psiquiatra Jorge Hurtado durante a 9ª Conferência Internacional de Redução de Danos Causados pelas Drogas, que acontece em São Paulo.
Hurtado é do Instituto de Investigação da Coca, de La Paz, que desenvolve a experiência com o apoio de entidades internacionais.
Segundo seus dados, entre 50 dependentes acompanhados em um dos estudos, cerca de 60% conseguiram reinserção social. O número daqueles que precisavam de medicação psicotrópica caiu de 54% para 32%.
"O tratamento é ambulatorial e nós apenas incentivamos que passem a mascar a coca", diz Hurtado. Anthony Henman, que trabalha com redução de danos em Nova York, diz que a comunidade científica precisa considerar outros usos da coca. "Há uma resistência muito grande, mas os estudos indicam que a coca pode ser importante no processo de substituição de formas mais danosas de administração da cocaína."
Estima-se que 50 mil toneladas de folhas de coca sejam consumidas por ano por 8 milhões de pessoas nas regiões andinas. "São populações que mascam há 4.000 anos", diz Hurtado. "Acompanhamos pessoas que fazem isso a vida toda e não registramos danos orgânicos ou psíquicos."
No geral, quem masca consome 150 gramas de folhas por semana. Cada grama de folha seca contém 5 miligramas de cocaína.
A experiência da Bolívia e a prática milenar de mascar folha de coca estão ameaçadas. Os EUA já anunciaram que em três anos terão uma arma biológica para atacar as folhas de coca e que em dez eliminarão todas as plantações.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.