|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Com movimento fraco, linha 5 do metrô terá bilhete mais barato
DA REPORTAGEM LOCAL
O Metrô de São Paulo decidiu
diminuir de R$ 1,90 para R$ 1,55 a
tarifa do bilhete unitário exclusivamente na linha 5-lilás (Capão
Redondo-Largo 13), inaugurada
às vésperas das eleições de 2002 e
cuja demanda tem ficado aquém
das expectativas.
A redução de 18,42% deverá valer a partir do dia 16 do mês que
vem. Ela será implantada com a
criação de um bilhete especial,
que será aceito e comercializado
apenas nas catracas das seis estações da linha 5-lilás, cujo trajeto
de 9,4 km (16% da atual malha
metroviária) se concentra em
bairros periféricos da zona sul.
Os passageiros que comprarem
esse bilhete na linha 5-lilás poderão, como ocorre hoje, fazer a
transferência gratuita na estação
Santo Amaro, que dá acesso à linha C (Osasco-Jurubatuba) da
CPTM. Na volta da baldeação, entretanto, terão de pagar a tarifa
convencional cobrada nas linhas
em que iniciarem a viagem.
O R$ 1,55 vai corresponder a
10% do bilhete múltiplo de dez,
válido em todas as estações do sistema. O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, disse que a compra dos
múltiplos na ligação Capão Redondo-Largo 13 era reduzida.
"Por ser uma população de baixa
renda, muitos não têm como gastar R$ 15,50 de uma só vez."
A linha 5-lilás tem capacidade
para transportar 350 mil passageiros diariamente. Em março, a demanda foi inferior a 11 mil por dia.
Nos dois dias de greve geral dos
ônibus, na semana passada, atingiu 27 mil. A expectativa do Metrô
era carregar 85 mil neste semestre
e 150 mil no fim do ano.
Na época da inauguração, a Folha divulgou que ela ficaria subutilizada e que um documento do
BID (Banco Interamericano de
Desenvolvimento) a considerava
como de "baixa conectividade".
Por causa da pequena quantidade de usuários, os horários de
operação da linha 5-lilás serão
mantidos entre as 6h e as 20h por
mais 15 meses. A expectativa era
que, em fevereiro deste ano, ela já
funcionasse das 5h às 24h.
O secretário Jurandir Fernandes
reconhece que a redução da tarifa
unitária de R$ 1,90 para R$ 1,55
também é uma alternativa para
atrair mais passageiros à linha, incluindo os usuários de ônibus,
que pagam R$ 1,70 pela viagem.
A redução do bilhete unitário
será seguida por um projeto de integração da linha 5-lilás com 13 linhas de ônibus intermunicipais
da EMTU.
(ALENCAR IZIDORO)
Texto Anterior: Secretaria deve refazer o traçado do trecho da serra da Cantareira Próximo Texto: Feriado: CET recomenda viagem das 22h de hoje às 6h Índice
|