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São Paulo, quinta-feira, 17 de abril de 2003

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Com movimento fraco, linha 5 do metrô terá bilhete mais barato

DA REPORTAGEM LOCAL

O Metrô de São Paulo decidiu diminuir de R$ 1,90 para R$ 1,55 a tarifa do bilhete unitário exclusivamente na linha 5-lilás (Capão Redondo-Largo 13), inaugurada às vésperas das eleições de 2002 e cuja demanda tem ficado aquém das expectativas.
A redução de 18,42% deverá valer a partir do dia 16 do mês que vem. Ela será implantada com a criação de um bilhete especial, que será aceito e comercializado apenas nas catracas das seis estações da linha 5-lilás, cujo trajeto de 9,4 km (16% da atual malha metroviária) se concentra em bairros periféricos da zona sul.
Os passageiros que comprarem esse bilhete na linha 5-lilás poderão, como ocorre hoje, fazer a transferência gratuita na estação Santo Amaro, que dá acesso à linha C (Osasco-Jurubatuba) da CPTM. Na volta da baldeação, entretanto, terão de pagar a tarifa convencional cobrada nas linhas em que iniciarem a viagem.
O R$ 1,55 vai corresponder a 10% do bilhete múltiplo de dez, válido em todas as estações do sistema. O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, disse que a compra dos múltiplos na ligação Capão Redondo-Largo 13 era reduzida. "Por ser uma população de baixa renda, muitos não têm como gastar R$ 15,50 de uma só vez."
A linha 5-lilás tem capacidade para transportar 350 mil passageiros diariamente. Em março, a demanda foi inferior a 11 mil por dia. Nos dois dias de greve geral dos ônibus, na semana passada, atingiu 27 mil. A expectativa do Metrô era carregar 85 mil neste semestre e 150 mil no fim do ano.
Na época da inauguração, a Folha divulgou que ela ficaria subutilizada e que um documento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) a considerava como de "baixa conectividade".
Por causa da pequena quantidade de usuários, os horários de operação da linha 5-lilás serão mantidos entre as 6h e as 20h por mais 15 meses. A expectativa era que, em fevereiro deste ano, ela já funcionasse das 5h às 24h.
O secretário Jurandir Fernandes reconhece que a redução da tarifa unitária de R$ 1,90 para R$ 1,55 também é uma alternativa para atrair mais passageiros à linha, incluindo os usuários de ônibus, que pagam R$ 1,70 pela viagem.
A redução do bilhete unitário será seguida por um projeto de integração da linha 5-lilás com 13 linhas de ônibus intermunicipais da EMTU. (ALENCAR IZIDORO)


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