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Motos terão faixa exclusiva do centro à Sena Madureira
Corredor começará na praça João Mendes e passará pela rua Vergueiro e av. Liberdade
Segundo o sindicato dos motociclistas, as atuais faixas de carros serão estreitadas para dar espaço para a pista de motos
DA REPORTAGEM LOCAL
Uma das oito faixas exclusivas para motos prometidas para os próximos quatro anos pela gestão Gilberto Kassab
(DEM) deverá ser implantada
da praça João Mendes, no centro, até a avenida Sena Madureira, na zona sul de São Paulo.
O projeto de implantação da
nova faixa, com extensão de
aproximadamente cinco quilômetros, passando pela avenida
da Liberdade e pela rua Vergueiro, foi revelado ontem pelo
"Jornal da Tarde".
Segundo o Sindicato dos
Mensageiros Motociclistas
(uma das entidades de motoboys de São Paulo), a intervenção não irá reduzir a quantidade de faixas para os carros.
Mas elas serão estreitadas
para abrir espaço para a pista
exclusiva para as motos, que terá cerca de 1,4 metro de largura.
Com faixas mais estreitas, a
tendência é que os carros andem com menor velocidade,
pois o medo de colisões laterais
aumenta, observa o professor
de engenharia de transportes
da USP Jaime Waisman.
A faixa será semelhante à da
avenida Sumaré (zona oeste),
criada em caráter experimental
em setembro de 2006 e mantida desde então. É a única exclusiva para motos da cidade.
O projeto foi apresentado ao
sindicato em fevereiro pelo secretário Alexandre de Moraes
(Transportes). A secretaria não
informou, porém, quando a nova faixa irá sair do papel.
Embora seja bem aceita por
motoboys e motociclistas, a
ideia é criticada por especialistas -a maior parte deles defende que o espaço seja segregado
para o transporte público.
"A questão é física: não há espaço nas vias, e espaço não se
cria. Reservar para as motos
significa retirar de alguém. E isso não resolve", diz Waisman.
No ano passado, 478 motociclistas morreram em acidentes
de trânsito na cidade. Medidas
para reduzir a quantidade de
acidentes envolvendo motociclistas já foram tentadas no ano
passado pela gestão Kassab,
mas nenhuma teve sucesso.
Em janeiro de 2008, a experiência de reservar para motos
uma das cinco faixas destinadas aos carros na avenida 23 de
Maio, prevista para durar uma
semana, foi abandonada no terceiro dia, após a piora dos congestionamentos na região.
Outras medidas nem chegaram a sair do papel, como a
proibição do tráfego de motos
nas vias expressas das marginais -ideia abortada após protestos de motoboys que complicaram o trânsito da cidade.
A prefeitura também chegou
a anunciar a proibição da circulação das motos nos corredores
entre os carros, mas recuou
com a justificativa de que a medida já estava em estudo pelo
governo federal.
Esse assunto foi retomado
agora pela CCJ (Comissão de
Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados, que aprovou um projeto de lei que proíbe as motos entre os carros e
prevê multa de R$ 85,13.
Se não houver recurso que
obrigue votação no plenário, o
projeto segue para análise do
Senado e, se aprovado, vai para
sanção presidencial.
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