São Paulo, sexta-feira, 17 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Motos terão faixa exclusiva do centro à Sena Madureira

Corredor começará na praça João Mendes e passará pela rua Vergueiro e av. Liberdade

Segundo o sindicato dos motociclistas, as atuais faixas de carros serão estreitadas para dar espaço para a pista de motos

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma das oito faixas exclusivas para motos prometidas para os próximos quatro anos pela gestão Gilberto Kassab (DEM) deverá ser implantada da praça João Mendes, no centro, até a avenida Sena Madureira, na zona sul de São Paulo.
O projeto de implantação da nova faixa, com extensão de aproximadamente cinco quilômetros, passando pela avenida da Liberdade e pela rua Vergueiro, foi revelado ontem pelo "Jornal da Tarde".
Segundo o Sindicato dos Mensageiros Motociclistas (uma das entidades de motoboys de São Paulo), a intervenção não irá reduzir a quantidade de faixas para os carros.
Mas elas serão estreitadas para abrir espaço para a pista exclusiva para as motos, que terá cerca de 1,4 metro de largura. Com faixas mais estreitas, a tendência é que os carros andem com menor velocidade, pois o medo de colisões laterais aumenta, observa o professor de engenharia de transportes da USP Jaime Waisman.
A faixa será semelhante à da avenida Sumaré (zona oeste), criada em caráter experimental em setembro de 2006 e mantida desde então. É a única exclusiva para motos da cidade.
O projeto foi apresentado ao sindicato em fevereiro pelo secretário Alexandre de Moraes (Transportes). A secretaria não informou, porém, quando a nova faixa irá sair do papel.
Embora seja bem aceita por motoboys e motociclistas, a ideia é criticada por especialistas -a maior parte deles defende que o espaço seja segregado para o transporte público.
"A questão é física: não há espaço nas vias, e espaço não se cria. Reservar para as motos significa retirar de alguém. E isso não resolve", diz Waisman.
No ano passado, 478 motociclistas morreram em acidentes de trânsito na cidade. Medidas para reduzir a quantidade de acidentes envolvendo motociclistas já foram tentadas no ano passado pela gestão Kassab, mas nenhuma teve sucesso.
Em janeiro de 2008, a experiência de reservar para motos uma das cinco faixas destinadas aos carros na avenida 23 de Maio, prevista para durar uma semana, foi abandonada no terceiro dia, após a piora dos congestionamentos na região.
Outras medidas nem chegaram a sair do papel, como a proibição do tráfego de motos nas vias expressas das marginais -ideia abortada após protestos de motoboys que complicaram o trânsito da cidade.
A prefeitura também chegou a anunciar a proibição da circulação das motos nos corredores entre os carros, mas recuou com a justificativa de que a medida já estava em estudo pelo governo federal.
Esse assunto foi retomado agora pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados, que aprovou um projeto de lei que proíbe as motos entre os carros e prevê multa de R$ 85,13.
Se não houver recurso que obrigue votação no plenário, o projeto segue para análise do Senado e, se aprovado, vai para sanção presidencial.


Texto Anterior: Vans vão fazer fiscalização da lei antifumo em São Paulo
Próximo Texto: Pedágio na Ayrton Senna fica mais barato
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.