São Paulo, sexta-feira, 17 de abril de 2009

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Pedágio na Ayrton Senna fica mais barato

Soma das tarifas no trajeto de ida e volta pelo sistema Ayrton Senna-Carvalho Pinto, entre SP e Taubaté, passará de R$ 27 para R$ 13

Mudança no custo se deve à concessão das estradas, hoje operadas pela Dersa, à iniciativa privada; redução do preço deve começar dia 24

ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os gastos dos motoristas com os pedágios do sistema Ayrton Senna-Carvalho Pinto deverão cair a menos da metade a partir da semana que vem.
A soma das tarifas no trajeto de ida e volta pelas duas rodovias, entre São Paulo e Taubaté, vai baixar de R$ 27 para R$ 13. A mudança se deve à concessão das duas estradas à iniciativa privada, que ficará responsável por administrá-las e por serviços e obras durante 30 anos.
O secretário dos Transportes, Mauro Arce, disse ontem que a expectativa é que a redução do pedágio comece no dia 24, sexta-feira, uma semana antes do feriado de 1º de maio.
Dessa maneira, a emenda do próximo feriado -de 21 de abril (Tiradentes)- deve ser a última sem os valores reduzidos.
O sistema Ayrton Senna-Carvalho Pinto integra a principal rota dos motoristas ao litoral norte paulista e a municípios disputados no inverno, como Campos do Jordão. Hoje é operado pela Dersa, ligada ao governo do Estado. Também é usado como alternativa à rodovia federal Presidente Dutra.
A concessão dessa malha foi vencida pelo grupo gaúcho Triunfo, com queda de 55% no preço médio das tarifas de pedágio. Na praça de Itaquaquecetuba, ela cairá de R$ 8,60 para R$ 3,60. Na de Guararema, de R$ 8,60 para R$ 3,40. Em São José dos Campos, de R$ 4,90 para R$ 3,40. Em Caçapava, de R$ 4,90 para R$ 2,60.
O resultado da concorrência foi homologado nas últimas semanas pelo governo estadual, mas falta a assinatura do contrato para que a concessionária assuma as estradas e para que haja as mudanças das tarifas.
Arce disse ter recebido a informação de que a Triunfo irá pagar hoje a quantia de R$ 118,8 milhões, correspondente a 20% da outorga (valor que ela precisa repassar ao Estado). "Acabei de checar. Parece que não haverá nada contra."
O secretário afirmou que, confirmado esse depósito hoje, a previsão é assinar todos os documentos no dia 23, para que a concessão do sistema Ayrton Senna-Carvalho Pinto seja iniciada no dia seguinte.
Situação semelhante, porém com menor impacto (diminuição de 7% na soma dos pedágios), deverá ocorrer na Marechal Rondon Oeste. Na praça de pedágio de Avaí, no km 367, por exemplo, a tarifa deverá passar de R$ 6,70 para R$ 6,60.
Já outras estradas concedidas pelo governo José Serra (PSDB) à iniciativa privada deverão ganhar novos pontos de pedágio, elevando os gastos dos motoristas, como na Dom Pedro 1º (Campinas-Jacareí), onde uma concessionária do grupo Odebrecht já começou a administrar a rodovia neste mês.
O aumento só vai ocorrer no segundo semestre. A Secretaria dos Transportes afirma que, no total, serão criadas 36 praças de pedágio. O contrato prevê que a instalação das cabines ocorra em até seis meses de vigência do contrato. Segundo Arce, se os serviços iniciais exigidos nas estradas forem adiantados, a data pode ser antecipada.


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