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Pedágio na Ayrton Senna fica mais barato
Soma das tarifas no trajeto de ida e volta pelo sistema Ayrton Senna-Carvalho Pinto, entre SP e Taubaté, passará de R$ 27 para R$ 13
Mudança no custo se deve à concessão das estradas, hoje operadas pela Dersa, à iniciativa privada; redução do preço deve começar dia 24
ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL
Os gastos dos motoristas
com os pedágios do sistema
Ayrton Senna-Carvalho Pinto
deverão cair a menos da metade a partir da semana que vem.
A soma das tarifas no trajeto
de ida e volta pelas duas rodovias, entre São Paulo e Taubaté,
vai baixar de R$ 27 para R$ 13.
A mudança se deve à concessão
das duas estradas à iniciativa
privada, que ficará responsável
por administrá-las e por serviços e obras durante 30 anos.
O secretário dos Transportes, Mauro Arce, disse ontem
que a expectativa é que a redução do pedágio comece no dia
24, sexta-feira, uma semana
antes do feriado de 1º de maio.
Dessa maneira, a emenda do
próximo feriado -de 21 de abril
(Tiradentes)- deve ser a última sem os valores reduzidos.
O sistema Ayrton Senna-Carvalho Pinto integra a principal rota dos motoristas ao litoral norte paulista e a municípios disputados no inverno, como Campos do Jordão. Hoje é
operado pela Dersa, ligada ao
governo do Estado. Também é
usado como alternativa à rodovia federal Presidente Dutra.
A concessão dessa malha foi
vencida pelo grupo gaúcho
Triunfo, com queda de 55% no
preço médio das tarifas de pedágio. Na praça de Itaquaquecetuba, ela cairá de R$ 8,60 para R$ 3,60. Na de Guararema,
de R$ 8,60 para R$ 3,40. Em
São José dos Campos, de R$
4,90 para R$ 3,40. Em Caçapava, de R$ 4,90 para R$ 2,60.
O resultado da concorrência
foi homologado nas últimas semanas pelo governo estadual,
mas falta a assinatura do contrato para que a concessionária
assuma as estradas e para que
haja as mudanças das tarifas.
Arce disse ter recebido a informação de que a Triunfo irá
pagar hoje a quantia de R$ 118,8
milhões, correspondente a
20% da outorga (valor que ela
precisa repassar ao Estado).
"Acabei de checar. Parece que
não haverá nada contra."
O secretário afirmou que,
confirmado esse depósito hoje,
a previsão é assinar todos os
documentos no dia 23, para que
a concessão do sistema Ayrton
Senna-Carvalho Pinto seja iniciada no dia seguinte.
Situação semelhante, porém
com menor impacto (diminuição de 7% na soma dos pedágios), deverá ocorrer na Marechal Rondon Oeste. Na praça de
pedágio de Avaí, no km 367, por
exemplo, a tarifa deverá passar
de R$ 6,70 para R$ 6,60.
Já outras estradas concedidas pelo governo José Serra
(PSDB) à iniciativa privada deverão ganhar novos pontos de
pedágio, elevando os gastos dos
motoristas, como na Dom Pedro 1º (Campinas-Jacareí), onde uma concessionária do grupo Odebrecht já começou a administrar a rodovia neste mês.
O aumento só vai ocorrer no
segundo semestre. A Secretaria
dos Transportes afirma que, no
total, serão criadas 36 praças de
pedágio. O contrato prevê que a
instalação das cabines ocorra
em até seis meses de vigência
do contrato. Segundo Arce, se
os serviços iniciais exigidos nas
estradas forem adiantados, a
data pode ser antecipada.
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