São Paulo, quinta-feira, 17 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RIO GRANDE DO SUL

Prédio de 80 anos de faculdade é destruído por fogo

SIMONE IGLESIAS
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE


Um incêndio destruiu na madrugada de ontem o prédio da Faculdade Metodista de Santa Maria (RS). O edifício, com 80 anos, é um dos mais antigos da cidade gaúcha, que completa 150 anos em 2008.
Não houve feridos no incêndio. Dos 5.000 m2 de área construída, restaram apenas o auditório, a capela e a biblioteca. As 40 salas de aula, três laboratórios de informática, museu com acervo histórico do prédio e áreas administrativas e de direção foram atingidas pelo fogo.
O incêndio começou por volta das 4h. Durante ronda pelo prédio, o vigia da universidade percebeu fogo na sala da pós-graduação. Acionou o Corpo de Bombeiros e retirou do prédio três serventes que limpavam as salas de aula.
O fogo foi controlado às 8h de ontem. As aulas da universidade e do Colégio Centenário, escola de ensino básico localizada ao lado do prédio atingido, foram suspensas até a próxima segunda-feira.
Os bombeiros conseguiram evitar que o incêndio se espalhasse pelo Colégio Centenário. Ficaram no local até às 14h em trabalho de rescaldo, para combater eventuais focos remanescentes de fogo.
Segundo bombeiros que atenderam a ocorrência, o incêndio pode ter sido causado por um curto-circuito. Eles não detectaram se o problema começou em uma tomada elétrica, em um dos laboratórios de computação ou em um computador da sala da pós-graduação.
O Instituto-Geral de Perícias, vinculado à Secretaria da Segurança Pública do Estado, investiga o acidente.
O diretor-administrativo da faculdade, Francisco Cetrulo Neto, acompanhou o trabalho dos bombeiros durante a madrugada e a manhã de ontem. Disse que todos os documentos da instituição foram perdidos. Segundo ele, foi possível retirar apenas três computadores do prédio em chamas.
"Não sobrou quase nada. Estamos muito tristes. Agora vamos partir para a reconstrução", disse.
A prefeitura e a Universidade Federal de Santa Maria ofereceram salas para que as aulas da faculdade não sejam interrompidas até a reconstrução do prédio.
A Faculdade Metodista tem 1.500 inscritos em cinco cursos de graduação (direito, administração de empresas, educação física, letras e sistema de informação) e de pós-graduação. O Colégio Centenário possui 600 alunos.
O prédio atingido pelo fogo passou por reforma no começo deste ano, durante as férias dos alunos, e estava coberto por seguro.


Texto Anterior: Taxas são piores em séries que iniciam ciclos
Próximo Texto: Rave: Promotoria denuncia dois organizadores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.