São Paulo, quinta-feira, 17 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Taxas são piores em séries que iniciam ciclos

DA SUCURSAL DO RIO

As taxas de reprovação são maiores principalmente na 1ª (16,1%) e 5ª série (16,5%) do ensino fundamental e no 1º ano do ensino médio (14,8%). São essas séries que marcam a transição de um método de organização curricular para outro.
Já os maiores percentuais de abandono estão na 5ª série do fundamental (10,6%) e no ensino médio, especialmente no 1º ano (19,6%).
No ensino fundamental, os Estados em que a reprovação é maior são: SE (20,7%), MS (20%) e BA (18,9%). A menor foi verificada em SP (6%), onde é mais comum a adoção de ciclos de aprendizagem.
No ensino médio, porém, são sobretudo Estados mais ricos, como RS (19,9%) e DF (19,1%). Ruben Klein, da Fundação Cesgranrio, diz que isso ocorre porque no Norte e Nordeste há mais reprovação e abandono no fundamental e, com isso, menos alunos no nível médio.


Texto Anterior: Reprovação escolar no país volta a piorar
Próximo Texto: Rio Grande do Sul: Prédio de 80 anos de faculdade é destruído por fogo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.