São Paulo, terça-feira, 17 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

OPERAÇÃO SAÚDE

PF prende 58 suspeitos de fraudar compra de medicamentos no país

DE SÃO PAULO E DE PORTO ALEGRE - A Polícia Federal prendeu ontem 58 suspeitos de participar de um esquema de desvio de verbas públicas destinadas à compra de remédios para a população carente em pequenas cidades do país.
Entre os presos da Operação Saúde estão servidores públicos e 12 secretários municipais -de Saúde, Administração e Fazenda. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados.
Segundo a Controladoria-Geral da União no RS, foram encontradas irregularidades na compra de remédios em 23 cidades, localizadas em SC, RS, PR, MS, MT, PA e RO.
O chefe da Controladoria-Geral, Fábio Valgas da Silva, diz que o prejuízo é estimado em R$ 3,5 milhões.
Silva afirma que o desvio ocorria por meio de fraudes em licitações. A verba vinha do programa Farmácia Básica, do governo federal.
A maior parte das licitações era definida em leilões presenciais, o que inviabilizava a participação de empresas de fora. Caso houvesse mais interessados, elas ofertavam preços bem mais baixos do que as demais.
A diferença era compensada com irregularidades na entrega: remédios em menor quantidade do que a registrada em nota fiscal ou com data próxima à validade (adquiridos por preços mais baixos).
A PF investiga a participação de três quadrilhas na fraude, responsáveis por 15 distribuidores de remédios no RS, mas com representantes em outros Estados.


Texto Anterior: Em seis meses, instituto dobra atendimentos
Próximo Texto: Convênios: Médicos recorrem de decisão do governo que proíbe boicote a planos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.