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Problemas são frequentes em navios e aviões
DA REPORTAGEM LOCAL
Além de doenças infecciosas, o turista não pode esquecer dos riscos de outros
males, que podem estragar
os planos de "sombra e água
fresca" ainda no caminho
para o destino planejado.
Segundo o responsável pelo Departamento de Medicina de Viagem da Associação
Brasileira de Medicina e Acidentes de Tráfego, Eduardo
Nogueira Vinhaes, a maior
parte dos problemas acontece no avião, por causa da diferença de pressão atmosférica. "Você tem menos oxigênio, o ar ainda é seco e
confinado", afirmou.
Dos riscos que podem
existir no transporte aéreo, a
"síndrome da classe econômica" é o mais novo temor
dos viajantes que não podem pagar o conforto da primeira classe. Segundo o médico, algumas classes executivas podem oferecer risco.
A síndrome leva a uma
trombose, explicou Vinhaes,
e pode estar associada ao ar
seco em combinação com
horas de aperto na poltrona
e falta de hidratação, o que
favoreceria a formação de
coágulos de sangue nas pernas, principalmente se o
passageiro tiver alguma predisposição para o problema.
Quando ele finalmente se
levanta, os coágulos podem
"caminhar" pela corrente
sanguínea e causar obstruções em órgãos como os pulmões. A hidratação durante
a viagem e "passeios" regulares pelo avião previnem
contra a síndrome.
Problemas psicológicos
durante a viagem, segundo
Vinhaes, são as ocorrências
mais frequentes. O medo do
avião ou mesmo a ansiedade
causada pela viagem podem
levar a esses quadros. "A viagem pode representar uma
mudança radical".
Problemas respiratórios e
inflamações de ouvido podem ser agravados nas viagens de avião. Traumas também podem ser piorados pela diferença de pressão, disse
Vinhaes. Na dúvida, não deixe de consultar o médico antes de entrar no avião.
Nas embarcações, o problema maior são o excesso
de comida e bebida e os enjôos causados pela chamada
"doença do movimento".
O médico pode recomendar remédios que atenuem
os sintomas, mas é importante que eles sejam administrados com antecedência.
Algumas drogas precisam
de seis horas para causar o
efeito esperado.
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