São Paulo, domingo, 17 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERGUNTAS

1 Somente câncer ginecológico pode ser tratado com quimioterapia durante a gravidez?
Não, gestantes que têm ou tiveram outros tipos de tumor também podem receber tratamento quimioterápico.

2 Além da quimioterapia, a mulher grávida pode fazer radioterapia?
A radioterapia tem contra-indicação absoluta. Pode provocar aborto, defeito na formação dos órgãos e atrapalhar o desenvolvimento do cérebro e do coração do bebê.

3 É possível engravidar novamente depois de tratado o câncer?
Após o tratamento, a mulher tem de fazer a chamada menopausa química e ficar, no mínimo, dois anos sem ovular. Voltando a ovulação, e dependendo do tipo de câncer e do tratamento utilizado, ela pode ou não engravidar. Se foi feita radioterapia no útero, por exemplo, o órgão não pode mais suportar uma gravidez.

4 A quimioterapia inibe a ovulação?
Algumas drogas podem provocar insuficiência do ovário, mas nem sempre isso acontece. Para prevenir, a mulher deve usar métodos de barreira ou DIU (dispositivo intra-uterino) de cobre. Tanto o DIU de hormônio como a pílula anticoncepcional são métodos proibidos, pois aumentam a coagulabilidade do sangue e as chances de trombose e embolia.


Texto Anterior: Saúde/Oncologia: Mulheres já podem tratar câncer durante a gravidez
Próximo Texto: Passei por isso: Antes da quimio, professora descobre estar grávida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.