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Em escola pública, professor perde 20 min por aula
JULIANA CARIELLO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Trabalhos diários que valem
nota, diálogo, gritos -cada professor adota sua própria estratégia para conter a indisciplina
diária numa das piores escolas
no ranking do Enem na capital
paulista, na zona sul. As advertências adotadas pelo colégio
como única forma de "punir" os
alunos bagunceiros, na prática,
não surtem efeito.
Seja qual for a tática adotada,
para organizar os 36 alunos por
turma, em média, e poder começar a matéria do dia, os educadores perdem de 15 a 20 minutos - a aula dura 50.
A Folha conversou com dois
professores da escola, que pediram anonimato. Para eles, há
três razões para isso: 1) alto número de alunos por turma; 2)
ausência de perspectiva de ascensão social dos alunos por
meio do estudo; e 3) falta de
acompanhamento, pelos pais,
do desempenho dos filhos.
Para um deles, o primeiro
passo é educar os pais dos adolescentes. "Se as mães choram
dizendo não saber o que fazer
com seus filhos, o que esperar
desses jovens?"
A participação da família é
considerada importante para o
outro professor. Em outra escola estadual onde trabalha, os
alunos o esperam na sala após
o toque do sinal, prestam atenção e se esforçam. "Os pais e a
comunidade participam ativamente do cotidiano da escola, e
o resultado positivo é visível."
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