São Paulo, quarta-feira, 17 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Colégio projeta salas para evitar "turma do fundão"

VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Primeiro lugar no Enem -o exame de desempenho no ensino médio- há quatro anos consecutivos, o colégio Vértice tem uma geometria própria nas classes para evitar a indisciplina e aqueles alunos bagunceiros da "turma do fundão".
No Campo Belo (zona sul de SP), as salas de aula, com média de 30 alunos, são largas e mais compridas do que profundas e têm três fileiras de carteiras.
Também não há lugar fixo. Um rodízio é promovido periodicamente para mudar a posição dos estudantes, que acompanham as aulas sempre em pares e estão à distância de poucos palmos dos professores.
Com essas medidas, nunca houve uma expulsão administrativa entre os 887 alunos. No ano passado, 27 famílias foram convocadas para conversas individuais com a direção da escola. Alunos e pais assinaram uma carta-compromisso e fizeram uma matrícula condicionada ao bom comportamento.
"Mantenho a ordem fazendo com que o aluno participe da aula, criando situações em que ele pode ser chamado a qualquer momento", diz Rafael Balsalobre, professor de geografia da escola em tempo integral.
E essa participação entra no sistema de avaliação dos alunos. Além das notas em prova, eles recebem nota por bom comportamento, pontualidade e relações interpessoais.


Texto Anterior: País é o que mais desperdiça aula com bronca
Próximo Texto: Em escola pública, professor perde 20 min por aula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.