São Paulo, quarta-feira, 17 de junho de 2009

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Procurador quer proibir lanches com brinde

Para Ministério Público Federal, venda de comida com brinquedos induz a criança a ingerir alimentos de baixo valor nutritivo

Caso a Justiça acate o pedido, promoções casadas de lanches do McDonald's, Bob's e Burger King serão proibidas em todo o país


MARIANA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL

O Ministério Público Federal entrou ontem com pedido na Justiça para que as lanchonetes McDonald's, Bob's e Burger King suspendam a venda de promoções que combinem lanches e brinquedos. Segundo o órgão, os brindes influenciam as crianças a consumir alimentos que estão associados à obesidade infantil, como hambúrguer, batata frita e refrigerante.
Se acatada pela Justiça Federal, a restrição suspenderá em todo o país a venda do McLanche Feliz, do McDonald's, Trikids, do Bob's, e Lanche BKids, do Burger King. Não há prazo definido para a decisão, da qual cabe recurso.
Procuradas pela reportagem, as três empresas informaram que só se manifestarão quando forem notificadas oficialmente, o que não havia ocorrido até o fechamento desta edição.
Segundo o procurador Márcio Schusterschitz, autor da ação, "os lanches vendidos fazem do brinquedo um prêmio para o consumo de um alimento que traz risco de obesidade".
Para ele, a estratégia de marketing dessas redes faz com que a criança estabeleça vínculos não com o alimento que vai ingerir, mas com o brinquedo que vai ganhar. Além disso, como os produtos costumam ser colecionáveis, a criança é levada a comprar os lanches até que consiga completar o conjunto.
Atualmente, como brinde do McLanche Feliz, o McDonald's oferece mascotes da Littlest PetShop, da empresa Hasbro, e personagens do Homem-Aranha, da Marvel. Já os combinados BKids, do Burger King, dão direito a robôs inspirados no filme "Transformers". Garrafas plásticas do tipo "squeeze" com personagens estampados são o atrativo dos lanches Trikids, do Bob's. As informações estão nos sites das lanchonetes.
A Procuradoria avaliou que a responsabilidade pela ingestão desses alimentos não pode ser atribuída apenas aos pais -segundo o Código de Defesa do Consumidor, a responsabilidade dos pais não isenta a do fornecedor nem faz com que a prática deixe de ser abusiva.
Em 2006, o McDonald's firmou um Termo de Ajustamento de Conduta com o MPF e passou a vender separadamente os brinquedos associados ao McLanche Feliz. Com isso, não é mais necessário consumir o lanche para obter os brindes.
Ainda assim, o MPF avalia que o problema não é apenas a venda casada, mas "os efeitos sobre a infância e a saúde pública". "É necessária a retirada dos brinquedos como forma de alavancagem para a venda de alimentos de baixo valor nutritivo", afirma o órgão.


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