São Paulo, terça-feira, 17 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sindicato de pilotos aponta precariedade

DA REPORTAGEM LOCAL

O Sinpac (Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil) afirmou ontem que a situação das duas pistas de Congonhas é precária, mesmo após as reformas realizadas.
"O discurso da Infraero é que a aderência melhorou, mas o que se fala dentro do meio aeronáutico é que esse recapeamento foi precário. O "grooving" [ranhuras na pista] não foi feito. Isso é pior ainda porque, com o acúmulo de água, há aquaplanagem", disse Hugo Stringuini, presidente do Sinpac.
Apesar disso, ele prefere aguardar o resultado da apuração do Cenipa sobre as causas do acidente com o avião da Pantanal.
"Não descarto também ventos laterais, que podem atrapalhar pequenas aeronaves, falhas mecânicas ou do piloto", afirmou. Segundo a Infraero, os ventos eram fracos (9 km/h).
O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, negou relação entre o acidente e supostos problemas na pista ou a ausência do "grooving".
"Aquaplanagem não foi, e há pistas que não possuem "grooving" e operam com chuva." O "grooving" na pista principal começará a ser feito no dia 25. Na auxiliar, restam 40 m ainda sem ranhuras. (KT e VQG)


Texto Anterior: Avião derrapa na nova pista de Congonhas
Próximo Texto: Atrasos: Anac tem de normatizar informações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.