São Paulo, Sexta-feira, 17 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE
Doença já matou 4 pessoas em 99
Hantavírus mata mulher no Paraná

WAGNER OLIVEIRA
da Agência Folha, em Curitiba

A Secretaria Estadual da Saúde do Paraná confirmou ontem a morte de uma mulher de 50 anos por hantavírus.
A.N.K. morava no município de Cruz Machado (sul do Estado). Ela morreu depois de apresentar infecção respiratória grave, tosse, falta de ar, suor forte e diarréia. A morte ocorreu há três semanas.
A hantavirose é uma doença causada por um vírus que existe na urina, fezes e saliva de ratos. A transmissão se dá pelo contato com fezes e urina de ratos, especialmente em locais fechados.
O vírus se espalha no ar dos ambientes, chegando ao corpo da vítima pela respiração. A doença também pode ser causada pela mordida do rato.
Equipes da Secretaria Estadual da Saúde estão realizando levantamento epidemiológico na região de União da Vitória, à qual pertence Cruz Machado.
Os técnicos da Saúde começaram trabalho de esclarecimento junto à população sobre as formas de contato da doença.
Material para exames sorológicos está sendo coletado de parentes e pessoas que tinham contato com a vítima. O material está sendo enviado para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.
A morte de A.N.K. por infecção causada por hantavírus foi confirmada por exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, que concluiu anteontem o resultado dos exames.
A hantavirose é uma doença emergente, cujos sintomas se parecem com os de uma gripe -febre, dores pelo corpo, tosse e dificuldades para respirar. Em alguns casos, pode haver sangramentos, manchas vermelhas na pele e diminuição da urina.
Os três primeiros casos de hantavirose foram identificados no Brasil em 1993 no Estado de São Paulo. Desde 1993, quando foram feitos os três primeiros registros da doença, 19 pessoas se contaminaram -13 das quais morreram.
Somente este ano foram nove ocorrências, com quatro mortes.


Texto Anterior: Falta de material interrompe exame em humanos
Próximo Texto: Bolos e doces são suspeitos de intoxicar 250 em Americana
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.