São Paulo, Sexta-feira, 17 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ADMINISTRAÇÃO
Promessa foi feita em posse de secretários; bancada está unida e CPI só não foi enterrada por um voto
Pitta promete obras e cargos a governistas

JOÃO CARLOS SILVA
CHICO DE GOIS
da Reportagem Local

O prefeito Celso Pitta (PTN) selou ontem a reconciliação com os vereadores que o apóiam na Câmara de São Paulo prometendo dar mais espaço aos partidos na administração e retomar as obras.
A promessa de Pitta foi feita durante a posse dos novos secretários das Administrações Regionais (Naor Guelfi) e das Finanças (Deniz Ferreira Ribeiro).
Antes e depois da posse, vereadores participaram de reuniões com o secretário de Governo, Carlos Augusto Meinberg. Eles dizem ter acertado apenas uma "agenda" para votar projetos de interesse do Executivo (leia texto nesta página).
A confirmação dos vereadores de que a trégua com Pitta foi acertada surgiu ontem na Câmara. Os situacionistas reuniram 27 votos para vetar a CPI da máfia, proposta por partidos de oposição.
Eles só não conseguiram os 28 votos necessários para enterrar a Comissão Parlamentar de Inquérito porque quatro vereadores que apóiam o governo não estavam na sessão. A rejeição da CPI deve ocorrer na terça-feira.
Antes da sessão de ontem, os vereadores da situação, que têm cerca de 30 votos, não tinham vetado a CPI porque estavam em negociação com o Executivo.
O primeiro sinal de que Pitta cedeu às pressões do Legislativo foi dado com o afastamento de Domingos Dissei, das Administrações Regionais, e de José Antônio de Freitas, ex-secretário das Finanças, na última segunda-feira.
Os vereadores reivindicavam a exoneração de Dissei porque reclamavam que ele dificultava a atuação dos parlamentares nas administrações. Além disso, acusavam Dissei de facilitar a investigação de vereadores na CPI da máfia e nas apurações que estão sendo feitas pela polícia e pelo Ministério Público.
Na Secretaria das Finanças, a reclamação era a falta de liberação de verbas para obras que beneficiariam politicamente os parlamentares que apóiam Pitta.
A posse dos novos secretários foi acompanhada ontem por 12 vereadores da base governista. O recado de Pitta aos vereadores foi dado em um discurso.
"Graças ao programa desenvolvido pela equipe da Secretaria das Finanças, a prefeitura pode iniciar agora uma nova fase de investimentos", disse o prefeito.
Pitta afirmou que os recursos para a retomada de investimentos sairão do Orçamento deste ano, de R$ 10,8 bilhões, e de um empréstimo de R$ 1,2 bilhão que a prefeitura espera do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Após o discurso, ele também disse que poderá haver novas mudanças no secretariado.


Texto Anterior: Bolos e doces são suspeitos de intoxicar 250 em Americana
Próximo Texto: Vereadora exonera 9 suspeitos de ser fantasmas após denúncia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.