|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Metrô terá cinemas e minimuseus de futebol
Licitação oferece para a iniciativa privada espaço publicitário na rede em troca de instalações culturais gratuitas em 15 estações
Companhia quer instalar rede interna de TV com 1.128 telas LCD de 42 polegadas; de 30% a 70% da programação será destinada à propaganda
Joel Silva/Folha Imagem
|
|
Estação Paraíso do metrô, na zona sul de SP, que já recebeu telas de LCD e placas bilíngues
MARIANA VERSOLATO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
DA REPORTAGEM LOCAL
O Metrô de São Paulo lançou
um projeto para a criação de
centros culturais em 15 estações -quatro deles terão salas
de cinema e outras cinco minimuseus de times de futebol
(Palmeiras, Corinthians, Santos, São Paulo e Portuguesa).
Placas bilíngues, que já começaram a ser instaladas na estação Paraíso, também serão
espalhadas pela rede. Até janeiro de 2011, diz o Metrô, toda linha 1-azul terá placas em inglês
para facilitar a vida do turista.
As novidades fazem parte de
um projeto maior, que vai financiar os equipamentos culturais: a instalação de uma rede
interna de TV nas estações,
com 1.128 telas LCD de 42 polegadas, que começou a ser licitada em agosto para exploração
publicitária pela empresa vencedora.
O custo do projeto não foi estimado. Os equipamentos culturais devem começar a ser
inaugurados no final deste ano
ou no início do próximo.
O vencedor da licitação poderá usar, dependendo do local,
de 30% a 70% da programação
para veicular publicidade -o
restante fica reservado a programas culturais e informações
sobre clima, trânsito e mercado
financeiro, por exemplo.
O grupo que vencer a licitação ficará obrigado a investir na
adaptação dos espaços culturais e em um sistema digital de
painéis com informações sobre
operações dos trens, como horário, atraso e lentidão.
A companhia também procura parceiros para enviar essas
mesmas informações por SMS
aos celulares dos usuários que
se inscreverem no sistema.
A transformação da rede do
metrô em espaços de convivência é testada desde abril na estação Santa Cecília, no centro.
"A ideia é mostrar uma São
Paulo mais acolhedora", diz José Luiz Portella, secretário de
Transportes Metropolitanos.
As estações Barra Funda, Vila Madalena, Jardim São Paulo
e Tatuapé terão cinemas com
telas de 3 x 1,8 metro e capacidade para 80 pessoas, em pé ou
sentadas. Curtas e longas serão
exibidos gratuitamente.
Também há no projeto palcos para shows e peças, cafeteria, totens multimídia, revistarias e até pianos para recitais
em duas estações (Jardim São
Paulo e Barra Funda).
As estações que trazem nomes de times de futebol - Corinthians-Itaquera, Palmeiras-Barra Funda, Santos-Imigrantes e Portuguesa-Tietê -vão
receber exposições permanentes com história dos clubes, réplicas de troféus e hall da fama.
A ideia é fazer eleições entre
os usuários para definir quem
serão os atletas ilustres. Fotos,
informações e depoimentos de
atletas e dirigentes serão fornecidos pelos próprios clubes.
Como a estação São Paulo-Morumbi ficará pronta só em
2012, a exposição do clube ficará até lá na estação Butantã, a
ser inaugurada em 2010.
Texto Anterior: Quarta vez: Justiça nega mais um pedido para soltar Roger Abdelmassih Próximo Texto: Foco: Virada Esportiva vai ter basquete na cracolândia e snowboard no Anhangabaú Índice
|