São Paulo, quinta-feira, 17 de setembro de 2009

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Metrô terá cinemas e minimuseus de futebol

Licitação oferece para a iniciativa privada espaço publicitário na rede em troca de instalações culturais gratuitas em 15 estações

Companhia quer instalar rede interna de TV com 1.128 telas LCD de 42 polegadas; de 30% a 70% da programação será destinada à propaganda

Joel Silva/Folha Imagem
Estação Paraíso do metrô, na zona sul de SP, que já recebeu telas de LCD e placas bilíngues

MARIANA VERSOLATO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Metrô de São Paulo lançou um projeto para a criação de centros culturais em 15 estações -quatro deles terão salas de cinema e outras cinco minimuseus de times de futebol (Palmeiras, Corinthians, Santos, São Paulo e Portuguesa).
Placas bilíngues, que já começaram a ser instaladas na estação Paraíso, também serão espalhadas pela rede. Até janeiro de 2011, diz o Metrô, toda linha 1-azul terá placas em inglês para facilitar a vida do turista.
As novidades fazem parte de um projeto maior, que vai financiar os equipamentos culturais: a instalação de uma rede interna de TV nas estações, com 1.128 telas LCD de 42 polegadas, que começou a ser licitada em agosto para exploração publicitária pela empresa vencedora.
O custo do projeto não foi estimado. Os equipamentos culturais devem começar a ser inaugurados no final deste ano ou no início do próximo.
O vencedor da licitação poderá usar, dependendo do local, de 30% a 70% da programação para veicular publicidade -o restante fica reservado a programas culturais e informações sobre clima, trânsito e mercado financeiro, por exemplo.
O grupo que vencer a licitação ficará obrigado a investir na adaptação dos espaços culturais e em um sistema digital de painéis com informações sobre operações dos trens, como horário, atraso e lentidão.
A companhia também procura parceiros para enviar essas mesmas informações por SMS aos celulares dos usuários que se inscreverem no sistema.
A transformação da rede do metrô em espaços de convivência é testada desde abril na estação Santa Cecília, no centro. "A ideia é mostrar uma São Paulo mais acolhedora", diz José Luiz Portella, secretário de Transportes Metropolitanos.
As estações Barra Funda, Vila Madalena, Jardim São Paulo e Tatuapé terão cinemas com telas de 3 x 1,8 metro e capacidade para 80 pessoas, em pé ou sentadas. Curtas e longas serão exibidos gratuitamente.
Também há no projeto palcos para shows e peças, cafeteria, totens multimídia, revistarias e até pianos para recitais em duas estações (Jardim São Paulo e Barra Funda).
As estações que trazem nomes de times de futebol - Corinthians-Itaquera, Palmeiras-Barra Funda, Santos-Imigrantes e Portuguesa-Tietê -vão receber exposições permanentes com história dos clubes, réplicas de troféus e hall da fama.
A ideia é fazer eleições entre os usuários para definir quem serão os atletas ilustres. Fotos, informações e depoimentos de atletas e dirigentes serão fornecidos pelos próprios clubes.
Como a estação São Paulo-Morumbi ficará pronta só em 2012, a exposição do clube ficará até lá na estação Butantã, a ser inaugurada em 2010.


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