São Paulo, quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Virada Esportiva vai ter basquete na cracolândia e snowboard no Anhangabaú

DANIEL BERGAMASCO
DA REPORTAGEM LOCAL

ANDRESSA TAFFAREL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com atrações como uma pista de snowboard no vale do Anhangabaú e corrida de kart em frente ao parque da Luz, a prefeitura aposta no centro paulistano como principal circuito para a 3ª Virada Esportiva, que acontece entre sábado e domingo, com 2.000 atrações em regiões diversas.
Até a área da cracolândia, rebatizada pela prefeitura de Nova Luz, terá atrações de madrugada, como basquete e dança de rua nas quadras do Largo do Coração de Jesus.
Para o secretário municipal de Esporte, Walter Feldman, é bom para a cidade ocupar com eventos áreas problemáticas, como a cracolândia, conhecida por concentrar traficantes e usuários de drogas.
"Acho que a população que fica na rua nesses lugares vai se integrar aos eventos", diz ele. "Levamos "street dance" [dança de rua] para o largo dois meses atrás, e os meninos [de rua] participaram, dançaram. Levar esporte e público é uma maneira de melhorar esses lugares." O policiamento (de 2.400 homens ao longo dos locais de evento) será reforçado também na cracolândia, onde a prefeitura e o governo do Estado promovem, há mais de um mês, uma operação permanente para reduzir a criminalidade no local.
Perto dali, em frente a um trecho do parque da Luz, entre a Pinacoteca do Estado e o Museu da Língua Portuguesa, haverá corrida de kart entre as 22h de sábado e as 4h de domingo. Por temor de acidentes, as corridas de kart não serão abertas à participação do público, que será acomodado em uma arquibancada. Participarão somente praticantes do esporte e convidados da prefeitura.
O Vale do Anhangabaú, também no centro, concentrará algumas das principais atrações da virada, como tirolesa e pebolim humano (com os bastões presos à cintura dos jogadores). Uma pista emborrachada de snowboard, que simula a textura da neve, terá 24 m de comprimento, 4 m de largura e 6,9 m de altura. O público pode levar sua prancha (semelhante a uma tábua de skate), mas haverá algumas para uso coletivo.
Já a praça do Patriarca terá "esportes boêmios" como truco, sinuca, dardo, jogos de tabuleiro e pebolim entre 10h de sábado e 10h de domingo.
Segundo Feldman, a prefeitura estudou os problemas da última edição da Virada Cultural, em maio -quando as ruas do centro ficaram tomadas por lixo e os banheiros químicos não deram conta da demanda- para que eles não se repitam na Esportiva.

Ibirapuera
Apesar da concentração no centro, haverá atrações em todas as regiões da cidade. O parque Ibirapuera terá apresentações e aulas de dança, esgrima e uma maratona de revezamento. A avenida Sumaré terá um trecho totalmente fechado dedicado a atividades físicas e prática de esportes, como rapel.
Grandes clubes de futebol como Corinthians, São Paulo e Palmeiras aproveitarão o final de semana da virada para caçar novos talentos. As peneiras acontecerão em horários variados, a depender do time, de modo que os aspirantes possam participar de várias delas.


AMANHÃ, leia mais sobre os destaques da Virada Esportiva no Guia da Folha


Texto Anterior: Metrô terá cinemas e minimuseus de futebol
Próximo Texto: Mortes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.