São Paulo, Domingo, 17 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMPRAS
Exigências da CET foram atendidas, mas não aliviam previsão de que tráfego na região ficará complicado
Trânsito vai piorar na área do shopping

da Reportagem Local

O trânsito nas imediações do Pátio Higienópolis vai ficar complicado a partir de amanhã, apesar das adaptações patrocinadas pelo shopping, do número de vagas na garagem e de parte do público ser esperada a pé.
"Vai haver um impacto inegável. Já faz mais de uma semana que todo mundo está assustado", disse Heloísa Martins, coordenadora de Pólos Geradores de Tráfego da CET.
A dica é que o motorista evite a região principalmente nos 15 dias após a inauguração, quando deve haver maior movimento e uma fase de adaptação do tráfego.
O shopping rejeita a idéia de que causará transtorno ao trânsito. Argumenta que os principais usuários -moradores do bairro- não irão de carro. Sustenta ainda que foram construídas 1.350 vagas de estacionamento, número superior ao exigido por lei para evitar que os veículos sejam deixados nas ruas.
O Pátio Higienópolis teve que doar equipamentos de monitoramento de trânsito avaliados em cerca de R$ 2 milhões.
Foram pedidos sete controladores semafóricos, cinco câmeras de TV, um guincho, três motocicletas, seis rádios, 150 cavaletes e 300 cones, além de sinalização e obras para implantá-los.
Segundo a CET, apenas duas das exigências não foram cumpridas integralmente. As câmeras de TV, por exemplo, serão instaladas apenas na semana que vem.
O outro pedido não atendido foi em relação ao modelo dos controladores semafóricos. Eles deveriam ser como os da região central de São Paulo, importados da Inglaterra. Mas, como a fábrica inglesa deu prazo de quatro meses para enviá-los, foram instalados equipamentos nacionais, menos potentes. A troca está prometida para até o final do ano.
"Isso prejudica um pouco a qualidade do sistema de tráfego, já que quanto mais moderno, melhor a fluidez", disse Heloísa.

Dicas
Os principais problemas de trânsito na região de Higienópolis, de acordo com a CET, serão na avenida Angélica e nas ruas Albuquerque Lins e Dr. Veiga Filho.
A previsão da companhia para o horário das 19h às 20h de uma sexta-feira é que a circulação de veículos nas duas vias em que o shopping possui entrada (av. Higienópolis e rua Dr. Veiga Filho) passe de 500, atualmente, para 1.100, após a inauguração.
Segundo a CET, o problema será maior na rua Dr. Veiga Filho. "A av. Higienópolis é maior, tem mais condições de suportar", afirma Heloísa Martins.
Como alternativa à Dr. Veiga Filho, o motorista poderá utilizar a rua Frederico Abranches e a alameda Barros. (ALENCAR IZIDORO)

Texto Anterior: Compras: Shopping abre, mas atrações atrasam
Próximo Texto: Moradores tentam conquistar benefícios
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.