São Paulo, terça-feira, 17 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Idoso de 82 anos só descobriu ter a doença após cair

DA REPORTAGEM LOCAL

Ao subir numa escada para colocar água em um vaso de planta, o aposentado Paulo Togashi, 82, caiu e trincou um osso da bacia. No hospital, descobriu que tinha osteoporose.
Preocupada, a mulher dele, Reiko, resolveu fazer o exame que diagnostica o problema, chamado densitometria óssea. E soube que também tinha uma perda óssea avançada.
"O médico disse que era para eu ter cuidado até para deitar na cama, porque os ossos estão fraquinhos, fraquinhos", conta Reiko, 77. Japonesa, ela tem um dieta rica em verduras, mas pobre em leite e derivados.
Orientado, o casal começou a tomar um suplemento de cálcio e mudou alguns hábitos, entre eles a inclusão de mais leite e uma maior exposição ao sol.
"Antes eu só tomava um pouquinho [de leite] com café. O médico mandou tomar quatro copos por dia, mas só consigo tomar dois. Não gosto muito de leite", comenta Reiko.
Os derivados do leite também não são freqüentes na casa dos Togashi. "Queijo branco e iogurtes são caros. Não é todo dia que, nós, aposentados, podemos comprar essas coisas."
Até a queda de Togashi, nem Reiko nem o marido tinham sido orientados sobre a doença.


Texto Anterior: Ingestão de cálcio após os 40 é menor que a necessária
Próximo Texto: Região Sudeste e Sul têm maior índice da doença
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.