São Paulo, terça-feira, 17 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RIO DE JANEIRO

Igreja de 1649 tem altar, pia e pedestal furtados em 20 dias

DA SUCURSAL DO RIO

A igreja histórica de Nossa Senhora da Piedade, em Magé (cidade a 60 km do Rio), teve o altar, dois pedestais e uma pia de água benta furtados nos últimos 20 dias. Os pedestais, que pesavam 100 kg cada, e a pia foram levados anteontem. O altar, foi furtado no último dia 27.
A paróquia, fundada em 1649, celebrou o batismo de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias (1803-1880), considerado o patrono do Exército brasileiro. Responsável pelo templo, o padre Milton Antônio Mecabô não sabe os valores dos objetos furtados.
De acordo com a Polícia Civil, os principais suspeitos são dois homens que assediavam a zeladora da igreja, Maria José de Oliveira Souza, 69, para levar o altar para uma reforma.
No dia 27, os dois homens, ainda não identificados, convenceram o filho de Maria, Antônio de Oliveira, que trabalhava na paróquia, a levar o altar sob alegação de que teriam autorização do padre.

Péssimas condições
A igreja só realiza uma missa por ano -no dia dos Finados, em 2 de novembro-, pois está situada em bairro isolado, e, esporadicamente, recebe a visita de historiadores.
Apesar de sua importância histórica e de ser tombada pelo governo estadual, a paróquia encontra-se em péssimo estado de conservação, principalmente em sua parte externa. Com rebocos expostos, as paredes não receberam restauração.


Texto Anterior: Polícia: Falso médico é preso no interior de São Paulo
Próximo Texto: Vizinho de Interlagos só pode ir para casa com credencial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.