São Paulo, sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JOÃO MARTINS DE SOUZA (1943-2008)

A última pedalada de Bim a Aparecida

ESTÊVÃO BERTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

João Martins de Souza era conhecido como tio Bim em Ribeirão Preto, cidade tão paulista quanto Aparecida, no Vale do Paraíba. Entre os dois municípios, existe uma distância de 457 km.
No último dia 8, tio Bim decidiu ir de um ponto a outro de bicicleta, como fazia há cerca de 25 anos.
Era tão obcecado pelas magrelas que, em 1989, convenceu o amigo e ex-prefeito de Ribeirão Preto Antonio Duarte Nogueira a pedalar com ele até São Paulo. Foram 313 km, percorridos em um dia e meio, com direito a uma parada para dormir na cidade de Americana.
Ex-mecânico de bicicletas, Bim chegou a ter sua própria oficina com um antigo colega de trabalho: Manezinho. O nome do estabelecimento (onde se aposentou) era Nossa Senhora da Aparecida.
Na semana passada, como disse à família, faria a última aventura, com dois amigos (na penúltima, foi até o Paraguai de bicicleta). Passou mal no meio do caminho e pediu que os outros continuassem que ele os alcançava. Pegou carona até São José dos Campos (SP), de onde pedalou até Aparecida. Lá, voltou a passar mal, foi medicado em um hospital e liberado.
De volta ao acampamento onde estava, sentiu-se mal. Morreu na segunda, aos 65, de falência múltipla dos órgãos e desidratação de terceiro grau, num hospital de Aparecida. Deixou três filhos, cinco netos e algumas bicicletas na oficina de casa, no Jardim Novo Mundo.

obituario@folhasp.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Polícia devolveu refém para criminoso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.